Atalhos para travessão (—)
Usos do travessão
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
O travessão é utilizado no início de certas frases porque possui a função de indicar a fala de um personagem. A pontuação é muito importante em um texto porque é ela quem coordena o ritmo com o qual o texto deve ser lido, assim como suas pausas e as demais entonações.
– É o seu presente de aniversário, minha filha. - Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas. - Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto. - Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Não pare agora...
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! Não pare agora...
O título normalmente não tem ponto, mas, se for uma oração, você pode usar o ponto final.
Resposta. Pode sim... vestibular aceita... vc pode fazer isso na introdução do texto mostrando sua tese com perguntas e colocar ponto de interroção,mais deve continuar o texto nao pode terminar um paragrafo com ponto de interrogação...
E um detalhe importante: para quem acha que as reticências são necessárias para usar com “etc”, dica: é mito. E mais: mas não use o “etc” na redação! A sigla empobrece o texto, substitua por “entre outros” e seus variados.
Os passos
Dicas para fazer uma boa argumentação
Separe os argumentos por parágrafo, deixando o texto mais organizado e ágil para a leitura. Por fim, na conclusão, articule o raciocínio com as ideias apresentadas na introdução, reforçando o seu ponto de vista, comprovando a coesão textual.
Na redação, a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas ou negativas. Essa palavrinha vem do grego “thesis”, que significa “proposição”.
Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto; Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese; Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto; Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
Descubra seu próprio método de escrever O candidato pode até expor um ponto de vista interessante, mas não consegue defender a tese inicial. Além da leitura constante, uma forma de deixar sua redação interessante é desenvolver o seu próprio estilo.
Primeiro mostre as emoções interiores, seguido pelas ações ou diálogos instintivos, e só então as ações, diálogos e pensamentos mais racionais. Sempre se lembre também de intercalar os clips públicos e privados de forma a seguir uma lógica de causa e efeito.
O ponto de vista tem que ser é respeitado. Você até pode ficar indignado com o ponto de vista do outro, mas tentar modifica-lo é gasto de energia. Para tentar conquistar adeptos ao seu ponto de vista você deve usar argumentos. Só opinião deixa o ponto de vista fraco, sem sustentação.
É o ponto de vista de cada um, de modo que ele não se ache um “peixe fora d'água” quando conhecer alguém com argumentos diferentes dos seus, é introduzirmos artigos de jornais e revistas em nossas aulas de língua portuguesa, é defender sua posição de maneira que a outra também possa.
Tenha atenção a pontos importantes como:
Um texto de defesa deve defender a proposta diante do cliente (dãaaa). É lógico: ele vai investir uma grana naquilo que você está sugerindo, então, é preciso convencê-lo de que vale a pena enfiar a mão no bolso. Muitas vezes, as idéias são defendidas verbalmente, durante a sua apresentação.