O princípio da continuidade normativo-típica significa a manutenção, após a revogação de determinado dispositivo legal, do caráter proibido da conduta, porém com o deslocamento do conteúdo criminoso para outro tipo penal.
Você sabe o que é Demonstração do Valor Adicionado (DVA)? ... A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um demonstrativo contábil que tem como objetivo mostrar a riqueza que foi criada pelo negócio em determinado tempo e a maneira como ela foi dividida entre os vários departamentos que fazem parte de todo processo.
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Trata-se de um relatório financeiro que tem por objetivo apresentar a situação contábil e econômica de uma empresa em determinado período. ...
E a Análise das Demonstrações Contábeis, também chamada de Análise das Demonstrações Financeiras, tem como principal objetivo dar um diagnóstico da real situação patrimonial, econômica e financeira da empresa analisada.
A partir da análise das demonstrações contábeis se torna possível evidenciar e confrontar informações e elementos patrimoniais de uma organização, evidenciando assim aspectos relativos à realidade econômica e patrimonial da empresa, fatores esses que faz com que aperfeiçoem as ações da empresa de maneira estratégica ...
Os usuários devem também ser capazes de comparar as demonstrações contábeis de diferentes entidades a fim de avaliar, em termos relativos, a sua posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira.
“A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”
O sistema de informação contábil é um dos tipos de sistema de informação que pode existir e ele possibilita que as empresas tomem decisões no tocante aos aspectos financeiros e gerenciais, o que permite que esses processos sejam analisados e avaliados de forma mais eficiente.
Um sistema contábil vem com algumas funcionalidades comuns, como a emissão de notas fiscais, a geração de guias de impostos e a criação de relatórios gerenciais. Porém, elas geralmente podem ser customizadas para as necessidades de cada empresa, que podem variar conforme o seu porte, segmento ou outras especificidades.
Pode ser considerada como um sistema de informação, destinado a auxiliar seus usuários no processo de tomada de decisões, por tratar-se de diferentes formas os custos das empresas visando à redução das despesas, com o aumento da lucratividade.