A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.
A área da secção transversal é a mesma coisa que a área da figura geométrica obtida pelo corte do sólido em questão. Por exemplo, caso queiramos encontrar a MAIOR área da secção transversal de uma ESFERA, podemos passar um plano exatamente no meio dela.
Como calcular a área de uma barra
A é a área de seção transversal do condutor. Podemos observar que os materiais que possuem menor resistividade elétrica são os metais. Sendo assim, os condutores metálicos são os que apresentam menor resistência elétrica e, por isso, os mais indicados a serem utilizados nas linhas de transmissão de eletricidade.
Na geometria e na ciência, uma seção transversal, seção plana ou seção reta, é a interseção de um corpo no espaço tridimensional com um plano, ou o equivalente em um espaço dimensional maior.
Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo. Um exemplo para se reparar é que quando você pega um cabo de 2,5mm² de seção, o diâmetro deste cabo não é 2,5mm e sim algo próximo de 1,73mm.
Cabo de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer. onde “I” é o símbolo da corrente, “P” é o símbolo da potência e “U” o símbolo da tensão....Como calcular o tamanho da bitola (Espessura)
Os fios elétricos são feitos de cobre por dentro e de plástico por fora básicamente porque o cobre é o material que conduz a eletricidade, enquanto que o plástico é o material isolante, que serve como cobertura com a finalidade de que não exista uma interferência com outros materiais ou pessoas.
Na geografia, um cabo, promontório, ponta ou pontal é um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente. ... Um cabo, portanto, é uma península estreita.
Sua função é basicamente de insolar o condutor pra previnir que a eletricidade que se propaga pelo condutor Não cause choque .
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
Dependendo do tipo de uso, os condutores elétricos são empregados para transportar energia elétrica em média e baixa tensão. A escolha do tipo de condutor está em função das características do meio na qual a instalação prestará seus serviços.
Condutores são meios ou materiais que transmitem o calor ou eletricidade mais facilmente. Obs.: Os bons condutores de calor também são bons condutores de eletricidade. Isso ocorre por causa das interações dos elétrons no material. Isolantes é o inverso, são maus condutores de calor e de eletricidade.
Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.
( ) São exemplos de materiais isolantes: isopor, borracha, vidro e cobre. ( ) Isolantes produzem efeito contrário de condutores, dificultando a passagem de corrente elétrica.
a) Água salgada, borracha, madeira.
Não existe um material que isole de modo perfeito e impeça completamente a troca de calor, mas há materiais que, na prática, retardam bastante essa troca. Esses materiais são bons isolantes térmicos. Entre eles podemos citar a cortiça, o isopor, a madeira, o ar, a cerâmica, o vidro e a lã de vidro.
Resposta: Condutores e Isolantes. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade. É o mesmo que dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem e que os isolantes a isolam.
Ferro, bronze e latão conduzem eficazmente corrente elétrica pelo fato de os metais possuírem elétrons livres quando se ligam a outro metal (ligação metálica). ... Mas todo material pode se tornar condutor a partir de uma certa corrente, pois não existe resistência infinita à passagem de corrente para nenhum material.
Elétrons "livres" estão presentes em materiais condutores. São assim chamados porque possuem um único elétron na camada mais externa do Átomo, possibilitando assim, uma tendência maior que o átomo tem de perder esse elétron para outro.
Resposta: Podemos usar a borracha como exemplo de um material não condutor. Explicação: Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada.
Resposta. Semicondutores: Silício, Selênio e Germânio. Isolantes: Borracha, plástico, vidro e cerâmica. ( são esses contando com a pele do nosso corpo que isola nosso corpo, que produz energia condutora.)