Gatinhos podem começar a comer ração seca bem jovens, e a maioria gosta bastante. Recomenda-se que a ração seca esteja disponível o tempo todo, para adultos ou filhotes, independentemente de outro tipo de alimentação. Uma tigela de ração seca vai permitir que eles “belisquem” sempre que tiverem vontade.
Saber se pode dar banho em gato filhote é uma dúvida muito comum para os tutores de felinos. E sim, você pode! O ideal é que comece quando ainda é novo para facilitar a adaptação à atividade. O primeiro banho deve ser feito entre 2 e 3 meses de idade.
Uma dica que criadores de gatos dão é oferecer para o filhote um leitepet próprio para recém-nascidos, ou fazer uma papinha misturando 200 ml de leite de cabra e uma gema de ovo....
A partir do nascimento, deve-se esperar cerca de 40 a 60 dias antes de começar a desmamar o gatinho. A boa notícia é que não é um esforço muito grande. “O processo se dá de forma natural já que os filhotes vão ficando com mais fome e o leite materno já não é suficiente”, explica o médico veterinário José Mourinho.
Posso dar leite ou papinha?...Então, como fazer a transição do leite para a ração?
Umedecer a ração seca com um pouco de água morna; Não dar guloseimas ou petiscos para ele não achar que tem alimento alternativo caso não ingira a comida principal; Deixar comida à disposição diminui vontade de comer, experimente fazer refeições.
A falta de apetite costuma estar entre os sintomas de praticamente todas as doenças. Por isso, sempre que o gato deixa de comer, é fundamental levá-lo ao veterinário para uma avaliação.
Se for um gato, eu mato ele”, diz um senhor. Maltratar animal dá azar. “O gato, pelo contrário, é um animal de proteção. Então, se você fizer mal vai ficar desprotegido”, diz o bruxo Claudinei Prieto.
Analgésicos, como a dipirona, servem para aliviar a dor. Entretanto, é importante lembrar que a dor é um sintoma, e não uma doença. Em outras palavras, as dores indicam para o corpo que algo está errado. O mais importante nesse caso é encontrar a origem do desconforto e, assim, ajudar o peludo a se recuperar.