A chance de você ter uma carta de paus, se pegar aleatoriamente qualquer carta do baralho, é de 1 entre 4, ou seja 25%. b) Continuando o exemplo: você já retirou uma carta, e agora quer saber qual a chance de a próxima carta que você retirar ser um ás de copas. Agora, então, o seu universo de total de cartas diminuiu.
Baralho francês de 52 cartas O principal baralho de 52 cartas, em uso atualmente, inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠), com cartas de figuras.
Você sabe o motivo do baralho ter 52 cartas? Cada carta representa uma semana do ano! Sim, temos 52 semanas durante o ano!
Um baralho comum contém 52 cartas de 4 tipos (naipes) diferentes: paus, espadas, copas e ouros. Em cada naipe, que consiste de 13 cartas, 3 dessas cartas contêm as figuras do rei, da dama e do valete, respectivamente.
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13). Os naipes (símbolos) do baralho são: espadas(♠), paus(♣), copas(♥) e ouro(♦).
Naipe é cada "família" ou tipo das cartas. Cada naipe traz todos os números de 2 a 10, o Ás (que representa ora 1, ora 14), Valete, Dama e Rei. ... Os 4 naipes representam as 4 estações do ano. As 13 cartas de cada naipe representam as 13 semanas que compõem cada estação.
Para começar o jogo, são distribuídas sete cartas a cada jogador, e a carta que ficou em cima do baralho é virada para cima, sendo esta a primeira. Caso essa carta possua uma "habilidade especial" (nomeadamente pular, comprar duas e inverter), ela é tratada como se o jogador que deu as cartas tivesse jogado as mesmas.
O primeiro jogador começa a jogar ás (s), o segundo jogador deve então jogar 3, etc. Ambos os jogadores devem sempre jogar o mesmo número de cartas de uma vez. Então, se um joga dois ases, o outro tem que jogar dois três. Assim que um jogador anuncia, o outro jogador decide se o anúncio era mentira ou verdade.
Os jogadores devem sempre ficar com três cartas na mão. cartas que estão na mesa e somando o resultado, até que a soma de 21 ou mais. O jogador que conseguir colocar um carta e formar exatamente 21, ganha a rodada recebendo um ponto ou uma nova ficha.
O objetivo do jogo é você formar quatro cartas iguais e quando fizer isso vai abaixar as cartas na mesa. O ultimo a abaixar bebe um copo d'água. E lembre-se, você deve ficar com o coringa por uma rodada quando recebe-lo. Abaixe as cartas devagar para ninguém perceber, assim o jogo fica mais divertido.
Para jogar o Klondike, é necessário que as cartas estejam dispostas da forma seguinte:
O Jogo. Para jogar uma mão, cada jogador recebe 3 cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”), definindo-se as Manilhas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada.
Trinca - três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes, sendo que os jogadores poderão agregar uma ou duas cartas do mesmo valor, desde que seja dobrada (do mesmo naipe). Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros. Sequência - três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe).
Dorminhoco: O jogo é simples. Separa-se de um baralho normal, uma trinca de cartas do mesmo naipe para cada jogador. Ou seja, se forem 4 os jogadores, separa-se 4 trincas. Se forem 5, cinco trincas, e assim por diante.
Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.
Segure a carta desejada com a ponta do polegar e pressione o lado oposto do baralho com o indicador. Continue a embaralhar normalmente depois reter a carta no topo do baralho para encobrir sua trapaça. Mantenha a carta no mesmo lugar segurando-a firmemente com os três dedos enquanto embaralha as cartas restantes.
Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.
O curinga pode ser usado como qualquer carta do jogo, a cada rodada uma carta é virada sob o baralho indicando o curinga, que sempre é uma carta a cima de mesma cor, por exemplo, se for virado um 7 de Paus, os curingas serão os 8 de Paus e os 8 de Espadas.
Um jogo com curinga não pode ser limpado. TRINCA OU LAVADEIRA - são formados por 3 ou mais cartas de mesmo número de qualquer naipe, o curinga também pode ser utilizado. Uma trinca com curinga não pode ser limpada.
Os curingas Os dois e jokers funcionam como curinga e podem ser utilizados em qualquer jogo. ... Pode haver 2 dois, sempre que um deles funcione como curinga e o outro tenha seu valor normal. É possível mudar a posição do curinga no jogo e colocar a carta que o substitui no seu lugar.
6 principais jogos de baralho para você se divertir
Uma outra vertente diz que o coringa tem sua origem no baralho de tarô, que possuía uma carta chamada “The Fool” – “O Bobo” em português. E também era conhecido como “Zero”, podendo ser usado como uma carta “nula” em diversos jogos.
Posso descartar o curinga? ... Em jogos que só é permitido bater com canastra limpa (Aberto e STBL), se você estiver prestes a bater e só tiver canastras sujas, o curinga terá pouca utilidade. Neste caso, o descarte será sua única opção.
Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos. ... Por extensão, em muitas atividades são denominados "curingas" uma peça ou pessoa que possa assumir o valor de outras.
Ganha, assim como no Buraco, quem fizer o maior número de pontos. Neste, diferente da Canastra, pode ser feita a trinca, ou lavadeira, como também é chamada, e não faz uso do Curinga (Joker). Outra diferença, é que é possível bater tendo apenas canastra suja.
13 O jogo segue dentro das mesmas regras, porém, só poderá bater a partida o jogador da dupla que já tenha comprado o morto e tenha feito pelo menos uma canastra “suja” ou “limpa”.
Valor em pontos