Em 1999, James A. Highsmith publica seu livro Adaptive Software Development. ... Eles decidiram usar o termo desenvolvimento ágil e criaram um manifesto que estabelece um conjunto de princípios e valores que devem ser adotados em projetos de software. A proposta é fazer o mínimo necessário com o máximo de resultados.
Colaboração entre Time e Stakeholders é essencial. Colaboração com o cliente mais que negociação de contrato. ... Um das principais características do desenvolvimento ágil é a colaboração entre todos os envolvidos no projeto e/ou produto.
Metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade. ... Basicamente, a metodologia ágil torna os processos mais simples, dinâmicos e iterativos, da concepção da ideia até o produto final.
O Scrum foi criado em 1993 por Jeff Sutherland e o nome Scrum é uma analogia a um estudo conduzido em 1986 por Takeuchi e Nonaka, publicado na Harvard Business Review. ... Ken Schwaber formalizou o processo para a indústria mundial de software no primeiro artigo sobre Scrum, publicado na conferência OOPSLA 1995.
Ken Schwaber
Jeff Sutherland e Ken Schwaber frequentemente apontam para o artigo “The new new product development game” (ou “O novo jogo no desenvolvimento de novos produtos”), publicado em 1986 por Takeushi e Nonaka na revista Harvard Business Review, como a principal fonte de inspiração direta para a criação do framework Scrum.
A Base Fundamental. As seguintes práticas são fundamentais para a aplicação da metodologia: Papéis fundamentais: Product Owner, Scrum Master e Time Scrum. Atividades básicas: Planejamento do Scrum, Execução do Sprint, Reuniões Diárias, Revisão do Sprint, Retrospectiva do Sprint e Product Backlog Grooming.
Inicialmente criado para a gestão de projetos de software, hoje o Scrum é utilizado por centenas de empresas e profissionais para dar agilidade ao desenvolvimento de projetos das mais variadas naturezas, contribuindo para melhorar a satisfação dos clientes e a aderência do produto final às reais necessidades de mercado ...
Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo, ou empirismo. O empirismo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido. O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.
Os quatro eventos scrum são:
Criado no início da década de 90 como um método revolucionário de resolução de problemas e execução de projetos de software, o Scrum passa por atualizações eventuais. Trata-se de um guia simples e direto ao ponto que traz as principais inovações do Scrum. ...
Criação oficial do objetivo do produto. Novos compromissos nos artefatos. Substituição do termo auto-organizado que definia o Time de Scrum. Adição de um terceiro tópico para a Sprint Planning.
Todos os integrantes do Time Scrum participam desta reunião, sendo que o time-box máximo é de 8 horas de duração. Em Sprints menores, a duração tende a ser proporcionalmente menor.
Qual característica melhor descreve uma estória? Uma tarefa descrita em nível de negócio. ... Uma atividade de mensuração do esforço e complexidade das tarefas ou estórias.
É só colocar seu melhor e-mail abaixo e começar a receber.
Como foi dito, backlog, também conhecido como backlog de produto ou “product backlog”, é uma lista que contém breves descrições de todas as funcionalidades desejadas para um produto específico ainda não atribuídas a um responsável.
O objetivo da revisão é obter feedback do cliente e do usuário final. Se a entrega não for passível de feedback, não é possível iniciar esse ciclo de revisão importante. Lembre-se, a revisão inclui uma demonstração, mas o foco deve ser uma conversa.
Ao final de cada Sprint é feito um Sprint Review Meeting. Durante esta reunião, o Scrum Team mostra o que foi alcançado durante o Sprint. ... Idealmente, a equipe completou cada um dos itens do Product Backlog trazidos para fazer parte do Sprint, mas o importante mesmo é que a equipe atinja o objetivo geral do Sprint.
Tecnicamente, review é uma análise crítica de projeto, processo, contrato, requisito ou qualquer outro elemento que possa ser alvo de uma avaliação técnica.
O Scrum é uma das principais metodologias de gerenciamento de projetos e tem como principais características a interação entre a equipe, o funcionamento dos softwares utilizados e a colaboração com os clientes - tudo isso realizado de forma ágil e estratégica.
O Scrum Master precisar agir como líder servidor porque sua função consiste basicamente em disponibilizar todo o conhecimento e materiais necessários para que os Sprints sejam executados corretamente.
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. ... As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
Agora vejamos as etapas do processo:
O autor divide os riscos em três categorias principais: riscos financeiros, riscos de negócio e riscos técnicos. Riscos Financeiros: Como estimar o custo do projeto em um ambiente complexo, em condições de extrema incerteza?