Há uma fórmula simples : CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
O cálculo do capital de giro próprio Apesar de parecer um pouco mais complexo, o capital de giro próprio pode ser facilmente encontrado por meio da fórmula: CGP = AC – PC – ELP.
O problema é que, muitas vezes, o empreendedor só percebe que precisa de recursos para financiar o seu capital de giro quando é tarde demais. E isso pode fazer com que ele acabe acumulando dívidas, não cumprindo compromissos com os clientes e, até mesmo, decretando a falência da empresa.
O capital de giro é o centro de decisões de uma empresa. Trata-se de uma ferramenta tratada como recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc), que auxilia em casos como falta de dinheiro no caixa, problema na queda das vendas ou em casos da dificuldade na busca por investimentos.
Por outro lado, a boa gestão garantirá a sobrevivência no mercado e o seu desenvolvimento acelerado! Quer saber mais sobre o tema?...Sendo assim, confira-as abaixo.
Evite gastar com juros de empréstimos. Caso veja que o negócio é viável e a lucratividade da operação vai pagar as dívidas, aguente firme e foque em vendas. O segredo de tudo é FLUXO DE CAIXA. Tem que vender sempre mais e muito rápido, para que o dinheiro entre e crie um ciclo virtuoso.
Como aumentar o capital de giro da empresa?
A falta de capital de giro pode dificultar a captação de investimentos e financiamentos. Um saldo positivo demonstra que a companhia possui a capacidade de pagar o empréstimo e de gerar receita suficiente que permita um bom retorno aos investidores. Quanto menor o capital de giro, maior o risco da operação.
Tanto a análise de crédito quanto o credit scoring estão relacionados. Isso porque, com base na análise de crédito é que o setor financeiro poderá levantar as informações necessárias sobre o cliente, como perfil de compras, reputação no mercado, potencial de negócios, tempo de atuação, entre outros dados.
Entre os fatores que reduzem o capital de giro, citamos a redução das vendas, o aumento dos custos operacionais, aumento de despesas e o crescimento da inadimplência.
Padrões de Crédito São as condições mínimas para que seja concedido o crédito. Geralmente, é feito por agrupamento dos clientes conforme o risco oferecido e é calculado um custo de perda relacionado a cada categoria de cliente.
De forma resumida, política de crédito são as normas que uma instituição determina para conceder ou negar crédito aos seus clientes.