Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas neuronais. Quando o impulso nervoso chega até os locais onde estão os neurotransmissores, essas moléculas são liberadas por exocitose e caem na fenda sináptica.
Os neurônios fazem a comunicação entre os órgãos do corpo e o meio externo, isso acontece através de sinais elétricos. ... A membrana do axônio que gera o sinal e libera as vesículas na fenda é chamada pré-sináptica, enquanto que a membrana que recebe o estímulo através dos neurotransmissores é chamada pós-sináptica.
Já as sinapses químicas, Figura 3-b, ocorrem entre dois neurônios separados por uma fenda (conhecida como fenda sináptica). Esses neurônios são conhecidos como neurônio pré-sináptico e pós-sináptico. Essa comunicação entre os neurônios ocorre através dos neurotransmissores e possui apenas um sentido de propagação.
Gliócitos. Os gliócitos ou células da glia fazem parte do tecido nervoso com a função de envolver, proteger e nutrir os neurônios. Recentemente descobriu que essas células também tem a capacidade de estabelecer conexão umas com as outras.