Uma regra prática eficiente para determinar se dois arcos são côngruos consiste em verificar se a diferença entre eles é um número divisível ou múltiplo de 360º, isto é, a diferença entre as medidas dos arcos dividida por 360º precisa ter resto igual a zero. Verifique se os arcos de medidas 6230º e 8390º são côngruos.
Dizemos que dois arcos são côngruos se eles tiverem as mesmas extremidades. No contexto do ciclo trigonométrico, são aqueles que possuem a mesma origem no ponto A e o final no ponto B, como indicado abaixo.
Resposta. Para achar um arco côngruo > que 360 graus, devemos: Pegar cada alternativa e dividir por 1 volta (360). Assim, 420 é côngruo de 60 graus.
Todos os arcos no círculo trigonométrico possuem determinações, isto é, tem origem e extremidade. ... Nesse caso devemos aplicar uma definição geral para representar arcos e todos os seus côngruos. Se um arco mede α graus, podemos expressar todos os arcos côngruos a ele da seguinte forma: α + 360º*k, k ? Z.
Verificado por especialistas 1 ) Qual das expressões a seguir descreve todos os arcos côngruos aos arcos 13x – 8° e 6x + 13°? São ditos arcos côngruos, os que tem a mesma origem e extremidade.
Explicação passo-a-passo: Vamos dividir 2080° por 360° para calcularmos quantas voltas esse ângulo dá na circunferência. O resto dessa divisão é 0. Logo, a primeira determinação do ângulo de 1080° é 0°.
Resposta. A primeira determinação positiva de 1080 é 0°. Para encontrarmos o resultado da determinação positiva de qualquer valor (ou arco), deve-se dividir o valor total por 360°.