O funil separador, ou funil de separação, ou ainda ampola de decantação, é uma peça de vidraria de laboratório usada para separar líquidos imiscíveis de diferentes densidades.. ... Depois, o registro é aberto de forma a deixar que o líquido mais denso escoe para um outro recipiente.
O funil de bromo ou balão de decantação é uma das vidrarias utilizadas em laboratório com principal função de separar uma mistura líquida heterogênea por simples ação da gravidade: o componente líquido mais denso tende a ocupar a região inferior e, portanto, pode ser removido por método de dreno ( o funil de bromo ...
O funil de bromo é um equipamento laboratorial utilizado para separar misturas heterogêneas compostas por dois ou mais líquidos imiscíveis.
Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido. Ela baseia-se na diferença de densidade entre seus componentes e no fato de serem insolúveis um no outro.
Para entender a função das bacias de decantação (barragens), é preciso explicar o processo de extração do carvão mineral. ... Já nas bacias de decantação, as barragens propriamente ditas, é depositada a água utilizada no processo de beneficiamento. Essa é uma água que contém, também, rejeitos finos do carvão.
Na Hidrologia a Área de Contribuição, também conhecida como Bacia de Contribuição ou simplesmente Bacia, é determinada em função da topografia, separando-se as diversas bacias por meio de uma linha imaginária, Divisor das Águas, traçada ao longo das partes mais altas.
O tratamento primário dos esgotos objetiva principalmente remover sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes. Após o tratamento preliminar, os sólidos em suspensão de maior densidade contidos nos esgotos, sedimentam-se e depositam-se ao fundo do decantador, constituindo o lodo primário.
Feitosa, gerente Industrial da Santa Vitória Açúcar e Álcool, revela que na usina o sistema sem bandejas – conhecido por decantador rápido – é o mais usado. “Esta tecnologia apresenta um baixo tempo de retenção do caldo.
O decantador atua causando uma reação química que faz com que essas partículas minúsculas fiquem agrupadas. Ele separa o material sólido do líquido e faz com que as partículas fiquem densas e acabem se acumulando no fundo da piscina.
O decantador secundário circular é um material de alto desempenho apropriado para o tratamento de efluentes de indústrias e sanitários, sendo benéfico ao tratamento de água. O equipamento permite a remoção de lodo, o que ativa o trabalho para aeração.
O IVL é um dos mais antigos testes para determinar a sedimentação, e também o mais utilizado na operação de ETE's, por ser simples a sua realização (MOHLMAN, 1934). O teste consiste em determinar o volume que os sólidos ocupam após sedimentar em um cone Imhoff durante 30 minutos.