A oxigenoterapia é um tratamento que tem como objetivo aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, que é o ideal para a saúde.
Dentre os dispositivos de oxigenação, podemos citar:
São cuidados corretos na administração de Oxigênio ao paciente, exceto:
Respiramos aproximadamente 6 litros de ar em cada minuto, que é também o volume estimado de sangue que o coração bombeia em 60 segundos, assim temos: 360 litros por hora, 8640 litros por dia, 259200 litros por mês, 3110400 litros por ano. A respiração do homem, quando em repouso, é aproximadamente 12 vezes por minuto.
No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar.
No ar que expiramos há oxigênio de sobra para ser transmitido pela respiração boca-a-boca. Cada vez que inspiramos, entram, em média, 12,5 mililitros de ar no pulmão. Dessa quantidade, 21% são oxigênio, ou seja, 2,6 mililitros.
O processo que costumamos chamar de respiração, o de trocas gasosas entre o corpo e o meio externo, é corretamente chamado de ventilação. Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.
Resposta: O ar que inspiramos possui muito oxigênio. Já o ar que expiramos, embora também possua oxigênio, é rico em gás carbônico.
O ar puro é formado por nitrogênio (N2), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), hidrogênio (H2), argônio (Ar) e vapor d'água. ... Esse equilíbrio é constantemente ameaçado por agressões como a queima de petróleo e do carvão mineral, que aumenta a quantidade de CO2 e óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx) no ar.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
Oceano Antártico
Resposta: : O ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases, dentre eles o gás nitrogênio (N2) e o gás oxigênio (O2). As misturas são formadas por mais de uma substância e podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas.
Resposta. Resposta: ⇒ A aplicação do oxigênio pode ser evidenciado nas indústrias metalomecânicas para soldagem e corte de materiais. ⇒ A aplicação do gás xenônio pode ser evidenciada na fabricação de dispositivos emissores de luz, como: tubos eletrônicos.
O ar atmosférico, seja na cidade de São Paulo ou qualquer outro ambiente, sempre será de 78 % de nitrogênio, 21 % de oxigênio e 0,9 % de argônio, para completar os 100% existem outros diversos gases, inclusive o gás carbônico.