Os métodos mais utilizados para verificação da idade óssea por meio de radiografias de mão e punho são os de Greulich, Pyle7 e Tanner-Whitehouse22 (TW2), baseados no reconhecimento dos indicadores de maturidade, que são caracterizados por mudanças na aparência radiográfica das epífises dos ossos longos, a partir dos ...
A avaliação da “idade óssea” ou maturação esquelética é realizada através de um exame radiográfico da mão e do punho não-dominantes do paciente. O objetivo é determinar o grau de “maturação” dos ossos através da avaliação dos espaços entre eles, onde estão localizadas as cartilagens de crescimento.
“Pelo exame dos cerca de 30 centros de ossificação da mão e de punho, é possível verificar a sequência de aparecimento e formação dos ossos, assim como as fusões que estão acontecendo, permitindo uma boa avaliação da predição do crescimento e desenvolvimento da criança”, diz.
A idade óssea representa o grau de maturação dos ossos e, portanto, o quanto do crescimento já ocorreu. Seu avanço indica que o potencial de crescimento futuro está reduzido. Frequentemente, isso está relacionado à antecipação puberal ou ao excesso de peso (sobrepeso ou obesidade).
Na PP a idade óssea geralmente é maior que a idade cronológica. Os níveis de estradiol (nas meninas) ou de testosterona (nos meninos) geralmente estão elevados para cronológica idade, mas correspondem ao estágio puberal. Testosterona sérica é um excelente marcador de PP nos meninos.
É indicado se consultar com um endocrinologista, que fará exames complementares, se necessário. Provavelmente, o médico pedirá o raio-X do punho, que estipula a idade óssea da criança. Há a possibilidade de haver um atraso no crescimento e na puberdade - aos 8 anos, por exemplo, o paciente tem idade óssea de 6.
Uma idade óssea avançada é comum quando uma criança teve elevação prolongada nos níveis de esteróides sexuais, o que ocorre nos casos de puberdade precoce ou de hiperplasia adrenal congênita.
Tabela do IMC
Em média, em médicos particulares, o custo de uma cirurgia bariátrica fica entre R$20 e R$40 mil. Essa é a faixa de valor da cirurgia bariátrica mais praticada no mercado, não apenas pensando no custo e trabalho do médico cirurgião, mas sim, na estrutura que esse procedimento envolve.