Para prevenção de náuseas e vômitos pós-operatórios, Zofran® é recomendado em dose única de 4 mg, que pode ser administrada através de injeção intramuscular ou intravenosa lenta na indução da anestesia.
Dexametasona 4mg/mL AMP 2,5mL NA 50mL SF ou SG Uso imediato EV direta – 1 minuto EV intermitente – 10 minutos IM - lentamente Dexmedetomidina 100mcg/mL FA 2mL NA 48 mL SF Uso imediato BIC Page 6 Dextrocetamina 50mg/mL AMP 2mL NA Uso imediato EV direto 0,5-1mL/min Não deve ser diluído.
Inicialmente 10 mg (2,5 ml) de Decadron injetável pela via intravenosa, seguidos de 4 mg pela via intramuscular a cada 6 horas, durante 10 dias. Nos 7 dias subsequentes, as doses devem ser gradualmente ajustadas até chegar a zero. Deve-se utilizar a menor posologia necessária para o edema cerebral.
A posologia recomendada de Dexametasona Injetável é de 5 mg (2,50 ml) administrado por via intramuscular na mãe a cada 12 horas, até o total de 4 doses. A administração deve ser iniciada de preferência entre 24 horas e 7 dias antes da data estimada do parto.
Como usar
Os comprimidos devem ser tomados com meio copo de água, por via oral. A segurança e eficácia de dexametasona somente é garantida na administração por via oral. Dexametasona deve ser utilizado apenas sob orientação médica.
Os corticoides atuam suprimindo múltiplos genes pela reversão da acetilação da histona. Agem através da ligação aos receptores ativados de corticoides, a coativadores e pelo recrutamento de histona deacetilases (HDACs) para o complexo de transcrição ativado.
Corticoides, como conhecemos, são uma classe de medicamentos de ação anti-inflamatória e imunossupressora - ou seja, usada para suprimir os mecanismos de defesa do corpo, um procedimento necessário para a realização de transplantes e enxertos, por exemplo.
Estes hormônios são sintetizados no córtex da glândula adrenal e apresentam como estrutura básica o ciclopentanoperidrofenantreno. Eles podem alterar o metabolismo dos carboidratos e diminuir a resposta inflamatória.
Os glicocorticóides têm a capacidade de modificar o processo inflamatório dos tecidos que ao serem agredidos apresentam um extravasamento de fluidos intracelulares para o espaço peritecidual; em seguida a área é invadida por leucócitos e se inicia o processo de cicatrização com a formação de coágulo.
O cortisol é o glicocorticóide humano mais importante.
Os imunossupressores são drogas que agem na divisão celular e têm propriedades anti-inflamatórias. Sendo assim, são essencialmente prescritos na prevenção de rejeição de transplantes e no tratamento das doenças autoimunes e inflamatórias crônicas, que, na Dermatologia, têm a psoríase como maior representante.