Como resultado identificou-se que a rotina e as atividades desenvolvidas pelos supervisores escolares caracterizam-se pelo acompanhamento dos professores, atendimento aos alunos e pais, substituição de professores, aplicação e correção de simulado, avaliações, diagnósticos, dentre outras atividades que não são ...
“Um gerente tem como principal função planejar e desenvolver estratégias e processos. Já o supervisor conduz no dia a dia os processos da empresa, por isso a presença deste profissional é vital para que aqueles saiam de acordo com o previsto e tragam bons resultados.
O supervisor, enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem assume papel de grande relevância, já que entre suas atribuições estão o acompanhamento do trabalho do corpo docente e a promoção da formação continuada, bem como a mobilização dos profissionais de sua escola para um trabalho em equipe na construção de ...
A supervisão escolar é responsável pelo constante desenvolvimento do aluno, professor e a equipe que por ela é assessorada, durante todo o processo ensino-aprendizagem. As funções desempenhadas pela Supervisão Escolar são determinantes para que esse processo ocorra conforme os objetivos traçados.
A verdadeira importância O supervisor garante que o trabalho pedagógico seja de qualidade e voltado à ação humanizadora, tornando possível uma sociedade capaz de reinvenções e de melhorias. Esse tipo de trabalho é algo imprescindível no Brasil, visto o descaso e precariedade de ensino de muitas escolas.
Enquanto o trabalho do orientador educacional é focado nos estudantes, o do supervisor tem como base os professores. É sua responsabilidade guiar e motivar os docentes, inclusive criando condições para que os educadores continuem em formação e realizem processos de atualização.
O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS. ... Entende-se que o papel da coordenação pedagógica dentro do espaço escolar deve ser inovadora, criativa, ousada e dinâmica também buscar alternativas para soluções de problemas e também a serenidade para buscar tranquilidade no ambiente de trabalho.
Quando o orientador educacional percebe que existe a prática de bullying na escola, deve estudar o problema de perto com a equipe e buscar solucioná-lo. ... e sua equipe precisam pesquisar sobre o assunto e orientar os alunos a respeito, como forma de prevenção.
Se você possui ensino superior completo em Pedagogia e possui habilitação em Orientação Educacional ou Psicologia/Licenciatura, ou ainda especialização em Psicopedagogia ou em Necessidades Educacionais Especiais você pode atuar como orientador educacional na frede pública ou privada.
Segundo Pimenta (1988), a orientação educacional teve origem, aproximadamente, em 1930, a partir da orientação profissional que se fazia nos EUA. ... A autora mostra que a primeira menção a cargos de orientador nas escolas estaduais se deu pelo Decreto n. 17.
O orientador pode contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais. Nesses encontros, são tratados os problemas que interferem na aprendizagem do grupo e colocam em risco a qualidade da convivência.
Esse profissional deve ter formação superior em Pedagogia. A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.
Garantir que a comunidade seja bem tratada por todos os funcionários: ... Se prevemos o acesso da comunidade escolar à instituição, não podemos agir de maneira contrária. Assim sendo, professores e demais funcionários precisam saber a melhor forma de receber as famílias, evitando contratempos.
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NUMA ESCOLA INCLUSIVA Ainda sobre a função do orientador educacional, Grinspun observa: O principal papel da Orientação Educacional será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto político pedagógico.
Assim, na atuação profissional do Orientado Educacional é imprescindível que ele atue dentro de uma postura ética e sigilosa. Levando em estima à posição que sua função lhes dá, a de um profissional que adentra a particularidade do aluno e de todo seu grupo família.
Nas instituições escolares, o orientador educacional é quem direciona o processo educacional, juntamente com professores, coordenação e profissionais da gestão. Essa equipe busca a formação integral e o desenvolvimento pleno do aluno por meio do trabalho com toda a comunidade.
No entanto, fatores como a falta de planejamento da escola em oferecer aos profissionais oportunidades de participar de seminários e realizarem cursos (internos ou externos), a excessiva carga de trabalho, a falta de integração entre os profissionais e se o profissional não enxergar possibilidade de crescimento, podem ...
1 - Quando o aluno está adaptado à escola em que estuda, ele se apresenta mais feliz, motivado, interessado. O orientador educacional pode lançar mão de questionários direcionados aos pais e alunos com perguntas pertinentes à escola.
R$ 2.
Um Orientador Educacional ganha em média R$ 3.
Esse profissional é responsável por orientar famílias inscritas em programas sociais, mediar conflitos, contribuir com o fortalecimento da função protetiva da família e realizar atividades socioeducativas que estimulem a convivência familiar e a socialização com a comunidade. ...