O Colesterol VLDL é uma lipoproteínas de muita baixa densidade, produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea.
A molécula remanescente vai dar origem a lipoproteína seguinte, o LDL. Os valores de referência do VLDL são: Alto: acima de 40 mg/dl. Baixo: abaixo de 30 mg/dl Ideal: até 30 mg/dl.
O exame de VLDL é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado. Em geral, para o exame VLDL, pede-se algumas horas de jejum antes do exame.
Além disso, quando não se tem os valores de VLDL, é possível também o calcular pela fórmula de Friedewald, que leva em consideração os valores de triglicerídeo. Assim, de acordo com a fórmula de Friedewald, VLDL = triglicerídeo/5.
Sentido: Abreviatura de Velvet Dress Lady. Exemplo: Uau, essa roupa é feia. É tão vdl.
Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e também a reserva de energia do nosso corpo. Esse exame faz parte do perfil lipídico, também composto por colesterol total e suas frações HDL, LDL e VLDL.
O seu médico irá verificar se os níveis de triglicérides estão em um nível saudável como parte de um teste de colesterol (também chamado de perfil lipídico), que é um simples exame de sangue.
Embora não exista um valor mínimo para a quantidade de triglicerídeos no sangue, valores muito baixos, como aqueles inferiores a 50 ml/dL podem indicar algum tipo de doença ou alteração metabólica, como má absorção, desnutrição ou hipertireoidismo, por exemplo.
Um nível baixo de triglicerídeos é considerado quando está menor que 50mg/dl e níveis menores do que 35mg/dl são considerados severamente baixos. Um exame de sangue com dosagem de triglicérides é a melhor maneira de descobrir o seu nível.
Os triglicerídeos baixos, abaixo de 35 ml/dL, podem ser causados por problemas hormonais e alterações da tireóide, mas também pode ser causados por gasto energético exagerado, desnutrição, má absorção de nutrientes, desnutrição ou inanição, por exemplo.
HDL acima de 40 mg/dl, sendo aceitável entre 35 e 40 mg/dl e, menor que 35 mg/dl, de risco; triglicerídeos abaixo de 150 mg/dl, sendo limítrofe entre 150 e 200 mg/dl e, acima de 200 mg/dl, considerada de risco.
Os hormônios afetados pela queda no colesterol são a progesterona, a testosterona e o DHEA, que um é esteroide natural. Todos são originados da pregnenolona, uma espécie de hormônio mãe, que tem seu trabalho prejudicado devido a baixa atividade das mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular.
Segundo ele, existe certo consenso de que valores do LDL-Colesterol (¨colesterol ruim”) menores que 40 mg/dl no sangue são considerados baixos, entretanto, estudos recentes não demonstraram efeitos colaterais graves mesmo quando esse valor foi reduzido até 25 mg/dl.
O colesterol HDL baixo normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível desconfiar que o HDL está baixo e o LDL alto quando existe excesso de gordura abdominal, a pessoa tem uma alimentação rica em gordura e alimentos industrializado e não pratica atividade física de forma regular.