A arqueologia é importante para a história pois descobre, cataloga e ajuda a explicar uma série de objetos que servem de fontes históricas para o trabalho dos historiadores.
A importância da arqueologia, tem como objetivo entender as mudanças ocorridas na vida do ser humano, desde suas origens. Para tanto, utiliza de vestígios do passado para reconstituir as fases históricas. Estes vestígios, também chamados de documentos históricos, podem ser escritos ou não-escritos.
Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. Esses vestígios são considerados materiais arqueológicos desde que possuam características que identifiquem o passado histórico de uma determinada sociedade.
A arqueologia brasileira tem sido bastante ativa nessa área e agora está sendo reconhecida como um dos principais contribuidores para o avanço da disciplina na arqueologia pública mundial e isso está relacionado às condições sociais no Brasil, cujas características contraditórias revelam mais do que o observador ...
Resposta. A importância da arqueologia, tem como objetivo entender as mudanças ocorridas na vida do ser humano, desde suas origens. Para tanto, utiliza de vestígios do passado para reconstituir as fases históricas. ... Os locais onde são encontrados estes objetos são chamados de sítios arqueológicos.
6 sítios arqueológicos fascinantes no Brasil
Conheça 10 sítios arqueológicos ao redor do mundo:
5 principais sítios arqueológicos do Brasil
Principais sítios arqueológicos do Brasil
Parque Nacional da Serra da Capivara
Brasil possui mais de 24 mil sítios arqueológicos cadastrados.
Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais - cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão - onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja, esse, pré-histórico ou não.
O que chamamos de sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de ocupação humana, seja esta ocupação antiga ou recente. ... É importante notar que um mesmo sítio arqueológico pode ter sido ocupado por mais de um grupo cultural ao longo do tempo.
Os sítios arqueológicos são locais onde objetos e marcas, como pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos, denotam momentos históricos e o desenvolvimento de uma região. ... As áreas de interesse arqueológico podem ser tombadas pelo CONPRESP ou estarem localizadas em envoltórias de tombamento.
Palenque, Chiapas; Chichén Itza, Yucatán; Teotihuacán, Estado de México; Tulum, Quintana Roo.
Serra da Capivara
Sítios cadastrados - No Distrito Federal, foram cadastrados, pelo Iphan, 26 sítios arqueológicos: os sítios líticos, como os pesquisados no rio Taguatinga ou Melchior, no Parque Três Meninas e no Altiplano Leste, localizados na Bacia do Rio São Bartolomeu; o sítios cerâmicos, registrados na Granja do Ipê e no ribeirão ...
Fazendas, quilombos, igrejas, praças, casarões, castelos,, cemitérios, palácios etc. Estes são tipos de locais que podem ser considerados sítios arqueológicos, desde que este local seja reconhecido pelos arqueólogos como um local de importância histórica e que seja tombado.