O icosaedro regular é um poliedro formado por 30 arestas, 12 vértices e 20 faces.
Como as faces de um octaedro são triangulares, não existem diagonais das faces. Assim, dois vértices quaisquer são extremos de uma aresta ou de uma diagonal. Como o número de arestas é 12, o número de diagonais é .
As faces de um dodecaedro tem forma pentagonal. Ou seja, de 5 lados. Substituindo o número de lados de um pentágono por 5: Resposta: cada face possui 5 diagonais; somando as diagonais de todas as faces, o sólido possui 60 diagonais.
Como cada uma foi traçada duas vezes, o número de diagonais do icosaedro é 36.
Diagonais: é possível traçar até quatro diagonais internamente no cubo. Além disso, as faces também possuem suas diagonais. Vértices: os vértices são formados por pontos onde as arestas se encontram, no total o cubo possui 8 vértices.
Relação de Euler
A área lateral (Al) corresponde a soma das áreas dos quatro quadrados que formam esse poliedro regular. Obs: as arestas do cubo também são chamadas de lados. As diagonais dessa figura são segmentos de reta entre dois vértices, sendo calculada pela fórmula: d = a√3.
Arestas: correspondem às linhas resultantes do encontro de duas faces; Vértices: são os pontos de encontro das arestas.
125 cm³
Os cubos são poliedros classificados como prismas. Esses poliedros possuem duas bases congruentes.
O cubo tem os seguintes elementos: 6 faces, que são quadrados geometricamente iguais; 12 arestas iguais, que são segmentos de recta; 8 vértices, que são pontos.
Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. ... Uma pequena curiosidade quanto aos dados clássicos (fabricados de forma correta), de seis lados: a soma dos lados opostos resulta no número sete.