Zona de Convergência Intertropical é um fenômeno meteorológico que circunda a Terra, próximo ao equador. Ali se encontram os ventos originários dos hemisférios norte e sul. Tem influência sobre tempo e clima e é uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.
Vulcões são encontrados tanto em fronteiras divergentes e convergentes das placas tectônicas.
América do Norte
Placa Sul-Americana: Essa placa encontra-se sob a América do Sul e estende-se até Dorsal Mesoatlântica. Move-se em direção às placas de Nazca e Pacífico. Faz limite ao sul com a Placa Antártica, a oeste com a Placa de Nazca, ao norte com a Placa Caribenha.
As placas tectônicas realizam movimentos que são classificados de acordo com a orientação do movimento e suas consequências na superfície terrestre e abaixo dela também. Os movimentos das placas tectônicas podem ser: de convergência, de afastamento, de colisão e soerguimento e de deslizamento.
A movimentação das placas tectônicas ocorre através de blocos. A crosta fica sobre o manto terrestre formado pelo magma e devido ao calor do mesmo ocorre a movimentação lenta das placas.
A atividade sísmica do Brasil é menor do que a dos países da região dos Andes, porque nosso território localiza-se no interior de uma placa tectônica. Nas bordas ou limites dessas placas a atividade sísmica é mais forte, mas é normalmente mais fraca no seu interior.
O Brasil não sofre com ação dos terremotos de maneira intensa, pois o país localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. ... Os tremores sentidos em nosso país são formados por falhas geológicas, que são fraturas ou quebras das placas, ou seja, pelo desgaste natural das placas tectônicas.
A atividade sísmica é pouca intensa pelo fato do Brasil ficar praticamente no meio de uma placa tectônica, e os abalos sísmicos ocorrem com a saída da pressão do interior da terra pelas brechas das placas técnicas.