A maltodextrina resistente à digestão é constituída por mais de 90% de fibra e é usada para enriquecer o teor de fibras de diversos alimentos. Dado poder substituir frequentemente a função do açúcar, também é muito utilizada na redução de açúcar e calorias.
Apesar de a maltodextrina ser um carboidrato complexo, ela é considerada um carboidrato com elevado índice glicêmico, semelhante ao da glicose, mas com a vantagem de evitar a elevação rápida da glicose no início do exercício, o que poderia ocasionar hipoglicemia (rebote hipoglicêmico) consequente da elevação na ...
Quem pode e quem não pode consumir A maltodextrina é orientada para quem pratica exercícios aeróbicos intensos ou musculação. Diabéticos normalmente devem evitar o consumo deste suplemento, pois trata-se de um carboidrato de rápida absorção e, por isso, eleva rapidamente os níveis de glicose causando hiperglicemia.
A Maltodextrina possui baixo valor de sacarose e geralmente é utilizada como substituto parcial da gordura sólida e do óleo vegetal em produtos considerados light como em maioneses, molhos, sorvetes, alimentos congelados, temperos, gomas, salsichas, mortadelas entre outros.
Este açúcar é vastamente utilizado na fabricação de balas e biscoitos. A aplicação em balas previne a cristalização do açúcar (fator desagradável que dá ao produto a consistência arenosa e seca). A função do açúcar invertido em biscoitos é proporcionar ao produto maciez e coloração caramelada.
Para obter o açúcar invertido é necessário aquecer a sacarose na presença de água para ocorrer a hidrólise do açúcar. Esse procedimento provoca a quebra da sacarose em dois açúcares que formam a sua molécula: glicose e frutose.
O açúcar é produzido, principalmente, a partir da cana-de-açúcar. Antes de o produto final chegar até nós, a planta passa por vários processos. Primeiro, ela é moída e aquecida para a extração de um caldo doce. Então, esse caldo é filtrado, concentrado e centrifugado (quando é separado da água).
Os monossacarídeos são um tipo mais simples de carboidrato que não sofre hidrólise. ... As abelhas realizam uma reação de hidrólise da sacarose para produzir o mel, que é composto principalmente de açúcar invertido. Ele é bastante doce porque a frutose possui um sabor doce mais intenso que o da sacarose.
O termo xarope de açúcar invertido descreve uma mistura de açúcares em solução, principalmente glicose, frutose e sacarose, obtidos através da reação de hidrólise da sacarose, também denominada inversão.