A Bobina de Testa é, na verdade, um transformador, que produz tensões elevadas sob altas frequências. O funcionamento é simples: um transformador primário eleva a tensão da rede (de 110 volts) para algo em torno de 5000 volts.
para que duas bobinas sejam ligadas formando quatro pólos deve-se ligar o final da primeira ao início da segunda. para que duas bobinas sejam ligadas formando dois pólos liga-se o final da primeira com o final da segunda. observe a figura 2 e veja as setas indicando o sentido de enrolamento das bobinas.
Pegar o fio de cobre e passá-lo no furo da luva fixa, prender a extremidade com fita crepe e começar a enrolar (figuras 12 e 13). Cuidar para deixar as espiras emparelhadas e justas, pois se estiverem frouxas, tenderão a a desmontar-se na hora de retirar da forma.
Substitua os números na equação para calcular a força que atuará sobre o pedaço de metal. Isso resulta na equação: Força = ((500 x 10)^2 x 4 x 3,14159 x 10^-7 x 0,3) / (2 x 1^2) = 4,712 N, ou seja, uma massa de aproximadamente 470 g.
1m de fio de cobre esmaltado com diâmetro equivalente a 1mm; Duas pilhas grandes de 1,5V; 5 pregos de ferro pequenos. Raspe com uma faca as extremidades do fio de cobre, o tamanho deve ser suficiente para que haja contato entre ele e a pilha.
Por exemplo, se ele possui uma sensibilidade de 5 mV por gauss, você deve dividir o valor por 5. Se, no entanto, essa sensibilidade for de 10 mV por gauss, é necessário fazer a divisão por 10. O valor obtido equivalerá à força do ímã em gauss.
A força magnética é um tipo de força entre objetos ferromagneticos, que atua mesmo que não estejam em contato, tal como a força gravitacional e a força elétrica. Pode ser atrativa ou repulsiva, o que fez com que fosse confundida com a força elétrica anteriormente a 1600.
Podemos determinar o sentido do campo magnético em torno do fio condutor através de uma simples regra conhecida como regra da mão direita. Nesta regra usamos o polegar para indicar o sentido da corrente elétrica e os demais dedos indicam o sentido do campo magnético.
O magnetismo terrestre atua como um escudo de proteção para o Planeta. As linhas de energia que “saem” do polo norte magnético em direção ao polo sul magnético desviam da superfície terrestre as partículas emitidas pelos ventos solares.