No entendimento de Miguel Reale: Por Estado de Direito entende-se aquele que, constituído livremente com base na lei, regula por esta todas as suas decisões.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... O liberalismo buscou contestar diversas normas sociais vigentes na época, como o privilégio hereditário, Estado confessional, monarquia absolutista e o direito divino dos reis.
Pensamento Liberal de John Locke: Governo para Proteção da Vida, Liberdade e Propriedade. ... preservar os direitos dos cidadãos à vida, à liberdade, e à propriedade, buscar o bem público, e. punir quem violasse os direitos dos outros.
Em outras palavras, para Locke, o governo não surge para restringir liberdades individuais, mas para preservá-las. Todo governo que não preservar esses direitos pode ser derrubado pelos indivíduos, uma vez que todo o poder político tem origem no consentimento da maioria.
Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
Como filósofo e teórico político defendeu a tese de que o livre consentimento dos indivíduos para o estabelecimento da sociedade, o livre consentimento da comunidade para a formação do governo, a proteção dos direitos de propriedade pelo governo, o controle do executivo pelo legislativo e o controle do governo pela ...
Primeiramente há necessidade de conceituar o termo Estado de Natureza. Este pode ser entendido como a ausência de sociedade, é anterior a sociedade civil. ... Locke por sua vez, entendia que o Estado de Natureza era uma situação onde as pessoas se submetiam às Leis da natureza.
Por não haver um contrato social e naturalmente, segundo Hobbes, o ser humano ser individualista e mau, inevitavelmente guerras e mortes seriam comuns. Portanto, em um ambiente sem estado, para este contratualista, seria uma guerra de todos contra todos.