O músculo pectíneo é um músculo do compartimento anterior da coxa. Trata-se de um músculo quadrangular achatado localizado no trígono femoral. Pode ser bilaminar e, neste caso, recebe inervação distinta para cada lâmina.
Aurícula esquerda ou átrio esquerdo é uma cavidade do coração que recebe o sangue arterial (com O2) do pulmão conduzido pelas veias pulmonares.
Função. Devido ao trajeto de suas fibras, quando o pectíneo se contrai ele promove tanto a flexão quanto a adução da coxa na articulação do quadril. Quando o membro inferior encontra-se na posição anatômica a contração do músculo causa primeiro flexão na articulação do quadril.
As paredes atriais são constituídas de músculos pectíneos, que formam uma bolsa conhecida como aurícula direita. A crista terminal separa as camadas musculares cardíaca e lisa das paredes atriais, enquanto o septo interatrial divide os átrios.
Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem as valvas mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.
Três músculos papilares estão presentes no ventrículo direito e envolvidos com o funcionamento da valva tricúspide. São eles: o músculo papilar septal, o músculo papilar anterior e o músculo papilar posterior.
Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular. Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras.
Ghoshal (1986) descreveu em cães e gatos que os músculos papilares encontrados no ventrículo esquerdo são relativamente maiores do que aqueles do ventrículo direito. Atribuiu-se a estes músculos a função de fixar as cúspides das valvas atrioventriculares por meio das cordas tendíneas, evitando assim o seu prolapso.
As valvas ou válvulas atrioventriculares são estruturas localizadas entre os átrios e os ventrículos, separando as câmaras cardíacas, e têm como função de impedir o refluxo (retorno) sanguíneo.
Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem as valvas mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.
Tricúspide - Possui três folhetos. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito. Aórtica - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta. Pulmonar - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.
A válvula mitral situa-se na abertura entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A válvula mitral se abre para permitir que o sangue do átrio esquerdo encha o ventrículo esquerdo e se fecha enquanto o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue para a aorta.
A Válvula tricúspide é aquela que fica dentro do coração separando o átrio do ventrículo, à direita. A válvula aórtica é aquela que separa o coração da aorta, que é a principal artéria do organismo.
A válvula pulmonar situa-se na abertura entre o ventrículo direito e os vasos sanguíneos que vão para os pulmões (artérias pulmonares). A válvula pulmonar se abre à medida que o ventrículo direito se contrai para bombear sangue para os pulmões.
Existem duas valvas atrioventriculares que separam os átrios (aurículas) esquerdo e direito de seus respectivos ventrículos, e duas valvas semilunares que controlam a liberação do sangue designado para os pulmões e para a aorta, deixando o coração.
(Insuficiência tricúspide) Regurgitação tricúspide (RT) é a insuficiência da valva tricúspide, que provoca fluxo sanguíneo do ventrículo direito para AD durante a sístole. A causa mais comum é a dilatação do ventrículo direito.
Significa que uma quantidade de sangue retorna para o átrio esquerdo (valva mitral) ou para o átrio direito (valva tricúspide). Dependendo da graduação da valvopatia (mínima, discreta, moderada ou importante) é recomendável acompanhamento regular com o cardiologista.
A insuficiência ou regurgitação pulmonar (RP) é a incompetência da valva pulmonar que provoca fluxo sanguíneo da artéria pulmonar para o ventrículo direito durante a diástole. A causa mais comum é a hipertensão pulmonar. A RP é geralmente assintomática. Os sinais incluem sopro diastólico em decrescendo.
A estenose tricúspide é um estreitamento da abertura da válvula tricúspide que diminui o fluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito. (Consulte também Considerações gerais sobre valvulopatias). A válvula tricúspide situa-se na abertura entre o átrio direito e o ventrículo direito.
Possíveis causas da insuficiência respiratória Distrofia muscular ou outras alterações que afetem os nervos dos músculos respiratórios; Uso de drogas, especialmente no caso de overdose; Doenças pulmonares, como DPOC, asma, pneumonia ou embolia; Inalação de fumaça ou outros agentes irritantes.
A maioria das pessoas com insuficiência respiratória é tratada com oxigênio suplementar e algum tipo de ventilação mecânica.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM Monitorização dos sinais vitais; administração de oxigenoterapia e de medicações (opiáceos, diuréticos e digitálicos); Manutenção de via venosa pérvia com gotejamento mínimo, evitando sobrecarga volêmica; Monitorização do fluxo urinário.
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?