Tradicionalmente, existem cinco tipos distintos de processos de manufatura. Antes de definir cada um dos cinco processos “clássicos” da manufatura precisamos antes pontuar o que é um processo de manufatura.
O processo produtivo é definido como o conjunto de sucessivas operações necessárias para a obtenção de um bem ou serviço. Sendo esse o setor mais importante da empresa pois atualmente algumas organizações possuem deficiências em seu processo produtivo.
São exemplos de processos produtivos (de negócio ou cliente): I - Desenvolvimento de produtos. II - Orçamento organizacional. III - Atendimento de pedidos. IV - Avaliação do resultado da organização.
adjetivo Que produz ou pode produzir, gerar resultados: investimento produtivo. Que produz com abundância; fértil: solo produtivo. Que ocasiona lucros; lucrativo, rendoso: a internet é um setor produtivo. Relacionado com produção: processo produtivo.
Um ano produtivo não significa concluir inúmeras pequenas tarefas, mas sim estar atento, trabalhar e preparar-se para aproveitar mais o futuro.
Sistema de Produção Funções Centrais • Função Marketing: responsável por comunicar os produtos ou serviços de uma empresa ao mercado. Função Desenvolvimento de produto/serviço: responsável por criar novos produtos ou serviços ou modificá-los. ... Função Recursos Humanos: recruta e desenvolve os funcionários da organização.
O sistema de produção contínua é utilizado por empresas que produzem o mesmo produto por um tempo indeterminado, sem qualquer modificação. Nesse caso, é possível produzir em ritmo acelerado e sem interrupções. ... Como exemplo desses tipos de indústrias temos: produtos siderúrgicos, papel e celulose, cimento.
Produção contínua é um método usado por muitas empresas de manufatura para fazer a maior quantidade de um produto no menor espaço de tempo possível. A ideia por trás deste conceito é a produção constante, sem qualquer tipo de pausa ou interrupção. ... Um exemplo disso é a produção de vidro.
3 tipos de sistemas de produção
Existe um modelo genérico para descrever qualquer tipo de sistema de produção, que consiste em entradas, o processo de transformação em si e a saída. ... As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso, os transformadores e os de transformação.
A produção da Coca-Cola é realizada através da mistura do concentrado de xarope com água gaseificada filtrada. Passa-se ao engarrafamento e posteriormente, à venda e distribuição para o varejo.
Estas quatro características (volume, variedade, variação e visibilidade) formam os 4 V's de processo e são fundamentais para as definições do projeto de processos. Em empresas que atuam com baixo volume e alta variedade, normalmente a variação de demanda é alta e o grau de visibilidade também é alto.
Outro ponto de fundamental importância neste processo são as operações de produção, que se diferenciam em quatro variáveis: Volume, Variedade, Variabilidade e Visibilidade.
Volume de output, variedade de output, variação da demanda do output e grau de contato com o consumidor envolvido na produção do output são os tipos de operação de produção usais.
Assim, as operações de alta visibilidade requerem funcionários habilidosos para contatar os clientes. Outro ponto que deve ser considerado é o fato de que você como cliente pode requerer um bem que, claramente, não está à venda na loja, mas em razão de participar da operação, você pode pedir o que quiser.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Produção além da graduação é essencial que possua capacidade de interagir e gerenciar pessoas, conhecimentos de programação e previsão de atividades de produção industrial, conhecimento do controle estatístico do processo e outras técnicas.
Com base nas referências apresentadas constatou-se que as dimensões volume e variedade, opostas entre si e determinantes para o tipo de operação que será empregada no processo operacional, afetam a estratégia de custos das operações de serviços em decorrência do fato de implicarem em maior ou menor economia de escala e ...