Tendo como base o primeiro critério, que se pauta na observação da aparência geral das nuvens, existem três tipos principais: Cirrus, Stratus e Cumulus. Cirrus: são nuvens altas que se caracterizam por serem formadas apenas por cristais de gelo.
Raramente provocam precipitação, mas podem eventualmente provocar aguaceiros no Inverno se se desenvolverem verticalmente em nuvens maiores e os seus topos atingirem uma temperatura de -5ºC. É uma camada uniforme de nuvens que habitualmente cobre todo o céu e lembra um nevoeiro que não chega a tocar no chão.
Em média, 28 minutos. O tempo exato depende de, pelo menos, 3 fatores: do tamanho da gota, da possível existência de correntes de ar e da altura da base da nuvem.
Em algumas regiões do estado de São Paulo, não chove há mais de um mês. Essa falta de chuva aumenta a concentração de poluentes, o que pode provocar problemas respiratórios. A estiagem deixa o mato seco, o que facilita as ocorrências de queimadas.
Resposta. A água que após uma chuva ficou represada formando uma poça de água, vai desaparecendo devido à evaporação desta água, que vai retornar às nuvens de onde vieram que formaram a condensação para ocorrer esta chuva.