O isótopo mais comum do hidrogênio não possui nêutrons, existindo outros dois, o deutério (D) com um e o trítio (T), radioativo com dois. O deutério tem uma abundância natural compreendida entre 0,0184 e 0,0082% (IUPAC).
Cada isótopo de hidrogênio se diferencia a partir do número de nêutrons que ele possui. ... O Deutério possui 1 proton, 1 neutron e 1 elétron. Uma curiosidade é que a água que possui o Deutério é chamada de água pesada. Enquanto isso, o trítio é radioativo e possui 3 e possui 2 neutrons.
O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível....Mapa Mental: Distribuição Eletrônica.
O hidrogênio era utilizado como gás de balões e dirigíveis. Isso porque ele é mais leve do que o ar, mas foi substituído pelo hélio, elemento menos inflamável. Atualmente, o hidrogênio é empregado em uma variada gama de produções.
O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento químico, seu núcleo contem um próton com carga +1, com um elétron circundante e configuração eletrônica 1s¹. ... Formando uma ligação covalente (um par de elétrons) com outros átomos; Perdendo um elétron para formar H+;
1