A mão é formada por 27 ossos principais, sendo 8 do carpo; 5 do metacarpo e 14 falanges, mais um número variável de pequenos ossos sesamóides. Assim como nos pés, os movimentos da mão humana são realizados por dois conjuntos de músculos, denominados intrínsecos e estrinsecos.
A cirurgia de reparo do manguito rotador pode ser realizada por meio da artroscopia e instrumentais especiais, que permitem que todo o procedimento seja feito por pequenas incisões na pele. O princípio da cirurgia é realizar a sutura dos tendões no osso, para permitir a sua cicatrização.
O tempo cirúrgico depende do tamanho da sua lesão do manguito rotador e do número de tendões acometidos. Normalmente leva de 45min a 2h de cirurgia, dependendo da complexidade da lesão, da técnica empregada (artroscopia x cirurgia aberta) e número de âncoras (fileira simples ou dupla fileira).
Em geral, o processo de cicatrização está concluído em até 12 semana após a cirurgia. Esse prazo, contudo, pode ser maior ou menor de acordo com a idade do paciente, o tamanho da ruptura, a qualidade e a nutrição do tendão. Além disso, uma reabilitação adequada também é essencial.
Se a sua lesão é grave e envolve uma ruptura completa do músculo ou tendão, você pode precisar de uma cirurgia do ombro.
Preço da artroscopia Quando utilizado como diagnóstico, por exemplo, o seu valor costuma ser menor, algo de aproximadamente 200 reais. O custo para artroscopia cirúrgica, em que o paciente é submetido a correções de lesões, o preço é superior, variando de 400 a 800 reais.
Os exercícios abaixo têm objetivo de fortalecer a musculatura dos ombros, melhorar a postura e prevenir lesões.
Embora o ligamento possa se curar em 6 a 8 semanas, a reabilitação com recuperação completa de movimento e força pode demorar vários meses. Isso depende da gravidade da entorse.
Tratamento da instabilidade do punho Numa fase inicial, pode haver lugar ao tratamento conservador. Nas lesões agudas, o recurso a medicamentos (ou remédios) analgésicos e anti-inflamatórios e a aplicação de gelo são medidas úteis para aliviar a dor e o edema (ou “inchaço”).
Diagnóstico e tratamento O primeiro passo para tratar o punho aberto é reduzir a inflamação e aliviar a dor. Na maior parte dos casos, os médicos recomendam imobilizadores para impedir que a articulação se movimente, garantindo o repouso necessário para a recuperação.