Compõe-se de quatro tempos. Pode ser formada pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos. A aglomeração pode ser notada quando o primeiro tempo é acentuado, segundo e quarto são fracos e o terceiro tem intensidade intermediária.
Subdivida proporcionalmente o tempo em partes iguais, pronunciando as sílabas em sincronia com o gesto da mão. 3. Subdivisão Ternária – Tercinas e Compassos Compostos. Cante para as subdivisões as sílabas “Tá-te-ti" e para as bi-subdivisões as sílabas "Tá-fa- Te-fe-Ti-fi”: considerando as acentuações métricas.
A barra dupla são duas barras simples desenhadas juntas separando duas seções dentro de uma peça ou uma linha seguida por outra mais espessa, indicando o fim da peça ou do movimento.
Resposta: Compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.
Barra de compasso final A barra final avisa a você que a música chegou ao fim.
Os compassos simples mais comuns possuem o número dois e o número quatro em seu denominador, mas ele também poderá ser preenchido pelo número um, oito, dezesseis, trinta e dois, e sessenta e quatro. A unidade do compasso, ou seja, o numerador, será preenchido por dois, três e quatro.
Compasso composto é um método de escrita que predispõe abreviação. Na teoria tradicional fala-se em uma espécie de compasso cuja a subdivisão é ternária. Se contrapormos ao compasso simples cuja a subdivisão é binária, surge a primeira questão.