No cristianismo, o termo Cinco discursos de Mateus é uma referência a cinco discursos específicos proferidos por Jesus no Evangelho de Mateus. São eles: o "Sermão da Montanha", o "Discurso Missionário" (ou "da Missão"), o "Discurso das Parábolas", o "Discurso sobre a Igreja" e o "Discurso sobre o Fim dos Tempos".
Dentro da narrativa, este é um discurso ou sermão proferido por Jesus no Monte das Oliveiras, daí a origem do termo. Este é o último dos cinco sermões do Evangelho de Mateus e ocorre um pouco antes da narrativa sobre a Paixão de Cristo.
O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. 5-7) e no Evangelho de Lucas (Fragmentado ao longo do livro). Nestes discursos, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã.
O "Primeiro ministério na Galileia" inicia quando, logo depois do batismo, Jesus volta para a Galileia depois de passar quarenta dias no deserto da Judeia.
Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha. Segundo a tradição cristã, esse foi um dos locais escolhidos por ele para transmitir os seus ensinamentos ao povo.
substantivo feminino Estado de plena felicidade; condição de extremo bem-estar. [Religião] Cada uma das oito perfeições evangélicas ou preceitos religiosos ditos por Jesus no Sermão da Montanha. [Religião] Felicidade extrema só atingida pelos santos; felicidade absoluta alcançada pelos dignos no céu, ao lado de Deus.
Devemos ter sempre a paz. É interessante que, para sermos verdadeiro pacificadores, devemos ter a paz em nosso coração, e para isso, somente um interior em Jesus que pode ser pacificador. Um coração dividido, é um coração perturbado. Não adianta uma hora ser tudo aquilo que Deus quer e em outra ser totalmente o oposto.
Significado de aventurança Destino; aquilo que acontece naturalmente, pelas leis naturais, por ventura. Ver também: bem-aventurança. Etimologia (origem da palavra aventurança). Aventura + ança.
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Dessa forma, nós entendemos a lista com as dez bem aventuranças, apresentadas no início deste estudo, como uma relação de bençãos que serão em nosso benefício, se praticarmos a obediência.
As oito "Bem aventuranças" ou "Beatitudes" que constituem o início do Sermão da Montanha, emanaram da plenitude do espírito de Jesus, e foram proferidas após uma noite inteira de comunhão com Deus, como diz o Evangelista.
Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Significado de Aventurado adjetivo Que se aventura; que se coloca em situações perigosas; intrépido, ousado. Que desfruta de boa sorte; afortunado, feliz, venturoso. Etimologia (origem da palavra aventurado). Particípio de aventurar.
Primeiro, pobre ou humilde de espírito não se refere a pobreza financeira, ou aquele que é desprovido de bens materiais e não possui luxúria em sua vida. Jesus não está se referindo a isso. Na própria Escritura vemos que nem a pobreza em si é um bem e nem a riqueza em si mesmo é um mal.
Ser pobre de espírito,na verdade pelo que diz a bíblia, são aquelas pessoas que fazem questão de se entregarem totalmente aos cuidados do Senhor e viver em sua total dependência, pela fé nele depositada,com segurança e total confiança. Esses de fato são os pobres de espíritos.
Quando Jesus afirmou que são bem aventurados os pobres de espírito, ele quis dizer que é assim que devemos ser. Porque só depois que reconhecemos estar vazios é que podemos ser cheios. Cheios de graça, cheios de mansidão, cheios do evangelho.
Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”. Humildade não é o que muitas pessoas imaginam.
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. ... A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
Quando somos mansos, somos humildes, pois em nós o egoísmo não vive. Quando se estabelece, de fato, a humildade, o ser age na simplicidade. E Deus se faz nas pequenas coisas, Ele não é pequeno, mas é simples. ... “Tomai sobre vós o meu jugo e sede meus discípulos, Porque sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29).
Dicas
12 atitudes que demonstram que você está sendo humilde
Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.
Primeira coisa que devemos saber para desenvolver a mansidão é:
“Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. ... Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo.”Salmos 15:2,3.
Jesus nos mostrou o caminho: fez-se ele mesmo manso e humilde e convidou a estar com ele: aprendei de mim! ... São os pequeninos que compreendem a dinâmica do Reino, por isso Jesus bendiz o Pai por eles. Ele chama a si todos os que estão cansados e abatidos.
O amor, o perdão, a tolerância, a compaixão, a bondade, a paciência, a verdade... Quando escolhemos viver segundo os ensinamentos de Cristo, a paz é consequência. No mundo não a encontraremos, mas podemos promovê-la às pessoas, ao mundo que geme por paz.
A palavra usada no grego foi: Eirene, que significa paz, harmonia. ... A Paz de Cristo vem na harmonização de nós, criaturas com o criador, quando construímos nossa caminhada de vida segundo os ensinamentos de Deus. Que Deus te abençoe a cada dia e a Paz de Cristo seja sempre sobre sua vida.