EQST

Quantos So Os Pilares Da Logstica Reversa?

Quantos são os pilares da logística reversa?

A operação da logística reversa se baseia em três pilares: cliente, operador logístico e o comerciante/ fabricante. O operador logístico é o elo forte deste pilar e, dentro deste cenário, pode oferecer dois tipos de serviço: Logística Reversa domiciliar e Logística Reversa simultânea domiciliar.

Quando teve início a logística?

A Logística existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos, já se utilizavam à logística. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. ... O conceito atual de logística nos negócios se desenvolveu na década de 1950.

Quais as vantagens da logística reversa Pós-consumo?

A logística reversa pós-consumo contribui na profissionalização, promove aumento de renda e impacta nas melhores condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Implementando a logística reversa pós-consumo, empresas também evitam possíveis passivos ambientais futuros.

O que são os bens de Pós-consumo?

Bens de pós-consumo são os produtos ou materiais constituintes cujo prazo de vida útil chegou ao fim, sendo assim considerados impróprios para o consumo primário, ou seja, não podem ser comercializados em canais tradicionais de vendas.

O que é canal de distribuição reverso de Pós-consumo?

Os canais de distribuição reversos de pós-consumo são compostos pelo fluxo reverso de produtos ou materiais constituintes que foram originados no descarte de produtos após o fim de sua utilidade original e que retornam ao ciclo produtivo através dos canais de reciclagem ou/e canais de reuso (LEITE, 2003).

Como funciona a logística reversa Pós-venda?

Na logística reversa pós-venda, o produto em questão retorna à cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso, seja pela identificação de defeito ou por algum erro no processamento do pedido, por exemplo.

O que é logística reversa de Pós-venda?

A logística reversa de pós-venda é responsável pelo planejamento, operação e controle do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes aos bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam pelos elos da cadeia de distribuição direta.

O que é logística de Pós-consumo?

A logística reversa de resíduos (LRR) pós-consumo é a área de atuação da logística reversa responsável pela gestão e operacionalização dos fluxos físicos e de informações correspondentes aos bens descartados depois de finalizada sua utilidade original pelo primeiro possuidor, retornando ao ciclo de negócios ou ao ciclo ...

Quais são as principais diferenças entre a logística reversa de pós uso é a de Pós-consumo?

A logística reversa de pós-venda se caracteriza pelo retorno dos produtos vendidos que não foram utilizados ou tiveram pouco uso, diferentemente da logística reversa pós-consumo, que é aquela necessária quando o ciclo de vida do produto acaba.

Como ocorre o fluxo reverso?

Fluxo reverso: pensando no meio ambiente Dessa forma a cadeia de suprimentos se amplia, mas também se fecha. Pois, uma vez que os canais formam ciclos, fazem com que os materiais retornem a etapas anteriores da cadeia para o seu processamento em uma nova utilização, por meio da reutilização ou reciclagem.

Quais produtos devem retornar aos fabricantes ao fim da vida útil?

A lei prevê logística reversa para seis tipos de produtos, cujo descarte incorreto causa ainda mais danos ao meio ambiente e põe em risco a saúde da população: pilhas e baterias, pneus, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos, agrotóxicos e óleos lubrificantes.

Como as pessoas descartam materiais que deveriam retornar ao fabricante?

Já existem leis que obrigam os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias usadas, e desta forma, eles dão o destino adequado. O melhor a fazer é enviar o material de volta ao fabricante, mas caso isso não seja possível, separe o lixo tóxico do comum. Desta forma, você facilita a coleta.

Como a logística reversa poderá criar uma nova relação de consumo?

A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. ... Existem produtos sabidamente prejudiciais à natureza, que impactam, inclusive, a saúde e a qualidade de vida do ser humano.

Qual é o melhor destino para o lixo eletrônico?

Uma empresa que faz o descarte correto para o e-lixo é a PARCS que é especializada na manufatura reversa de resíduos eletrônicos, você pode levar seu lixo eletrônico para a Parcs e, caso faça seu cadastro como empresa, descrevendo os resíduos eletro eletrônicos que deseja descartar, ela agenda a coleta sem custos.

Para que serve a logística de suprimentos?

A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos. Tem por objetivo satisfazer às necessidades de materiais para a operação, garantindo assim a integridade do produto final e prazo de entrega.

Quais são os tipos de logística?

A área de logística é encarregada do controle de muitas atividades, que são divididas em quatro tipos:

  • Logística de Suprimentos;
  • Logística de Produção;
  • Logística Reversa;
  • Logística de Distribuição.

O que é logística e quais são seus tipos?

A logística é uma ciência que engloba o processo integrado de ações de transporte, armazenamento, embalagem, informações, manuseio de materiais e estoque. ... Existem quatro principais tipos de logística: de suprimento, de produção, de distribuição e reversa.

Quais são os diferentes tipos de gestão na logística?

Em geral, é possível classificar a logística em quatro tipos principais, e cada tipo envolve diversos processos operacionais, que também podem ser subdivididos....São eles:

  • Logística de produção.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.
  • Logística de distribuição.

O que é distribuição física dentro do contexto logístico?

Sendo assim, distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma.