EQST

Como Saber Se Dengue Ou Chikungunya?

Como saber se dengue ou Chikungunya? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como saber se é dengue ou Chikungunya?

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

O que a Chikungunya pode causar?

Estudo realizado por equipe internacional de pesquisadores com apoio da Fapesp revela que a infecção pelo vírus chikungunya pode causar sintomas para além de febre, cefaleia, erupção cutânea e dores articulares e musculares.

Qual exame é feito para detectar chikungunya?

“O resultado da detecção por PCR indica a presença do vírus CHIKV, diagnosticando o paciente como portador do vírus. Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista.

Qual é pior dengue ou chikungunya?

A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

Quais os sintomas e sequelas da chikungunya?

As principais sequelas da Chikungunya são a dor crônica nas articulações que pode durar por mais de 1 ano, perda do tônus muscular ou deformação nas articulações. Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar as atividades do dia a dia.

Qual exame detecta dengue Zika e chikungunya?

Teste molecular para detecção de Zika, Dengue ou Chikungunya O teste molecular é mais sensível e específico pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada. Nesta metodologia, é possível detectar a presença do patógeno já nos primeiros 5 dias de sintomas.

Qual exame é feito para detectar dengue?

Para confirmar o diagnóstico da dengue, além da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa, são realizados exames laboratoriais, como o hemograma, isolamento do vírus e exames bioquímicos, por exemplo.

Qual a doença que pode ser confundida com a dengue?

Algumas doenças possuem sintomas semelhantes. A dengue, por exemplo, pode ter características clínicas iniciais parecidas com as da gripe, de resfriado ou até mesmo de Covid-19.