O mico-leão-dourado é endêmico da Mata Atlântica de baixada costeira do Estado do Rio de Janeiro, ocorrendo em até 500 metros de altitude. Os micos-leões usam tanto as florestas de vegetação preservada, ou primária, quanto as secundárias, onde já houve exploração ou corte seletivo de árvores.
Se alimenta de frutos, animais invertebrados e pequenos vertebrados. Alguns estudos mostram que o mico-leão-dourado come mais de 60 espécies de plantas e, depois de digeri-las, ajuda a dispersar suas sementes pelo ambiente.
Animal ameaçado de extinção há muito tempo por causa da destruição do seu habitat, sua sobrevivência se deve aos projetos e unidades de conservação. A principal causa da vulnerabilidade e do risco de extinção do mico-leão-dourado é a fragmentação do seu habitat.
Para que o bicho, internacionalmente reconhecido como símbolo da conservação da Mata Atlântica, saia definitivamente da lista de espécies ameaçadas, a missão da AMLD é conseguir, até 2025, estabelecer uma população viável de pelo menos 2 mil micos-leões vivendo livremente em pelo menos 25 mil hectares de florestas ...
Quanto Custa um Macaco-Prego O macaco-prego é um animal caro, custando em média 50 mil reais para ter o seu legalizado. A alimentação desse bichinho também não fica atrás.
Sim, no Brasil é permitido ter um macaco como animal de estimação, apesar desta prática não ser recomendada por uma série de motivos que vamos explicar neste artigo.
O preço de um macaco prego varia muito, pode custar de R$ 1.
Para adquirir primatas legalmente no Brasil, é preciso que eles sejam nascidos em cativeiros autorizados pela secretaria ambiental do respectivo estado.
Ao contrário do seu parceiro macaco prego, o sagui não tem um preço tão assustador para alguns, cerca de R$3.
Callithrix (Callithrix) jacchus O sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus), também conhecido como sonhim, soim , sauim ou ainda saguim, é uma espécie de macaco de pequeno porte do Novo Mundo.
O som que o saguis emitem lembram o de um apito ou de alguma ave.
Uma vocalização comum de Callithrix jacchus é um apito de alta frequência chamado phee (Bezerra and Souto 2008). Pode frequentemente ser ouvido quando um grupo de soinhos passa pela mata e funciona talvez como chamada de contato.
São animais arbóreos, vivem no máximo quatro anos e geralmente vivem em grupos de dois a 13 indivíduos. Alimentam-se de insetos, frutas e gomas de árvores. À noite dormem juntos em um ninho construído de vegetação ou num galho.
Abrigam-se nos ocos dos troncos, mas não constroem ninhos. Vivem em grupos pequenos (também podem ser vistos sozinhos ou em pares). As vezes formam bandos que, nas regiões pouco freqüentadas pelo homem, podem reunir trinta ou quarenta indivíduos. Dormem de 12 a 14 horas por dia.
ALIMENTAÇÃO: O sagui come de tudo, e sua alimentação deve ser bem variada e rica em opções. Nas refeições diárias, forneça no mínimo uma fruta, como banana, mamão, maçã, manga, laranja, uva e outras frutas da época.
Normalmente, os micos dormem em buracos (ocos) de árvores, moitas de folhas ou emaranhados de bambu.