Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo. Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente).
I - sons vocálicos que são os sons produzidos sem qualquer obstrução à saída da corrente de ar pelo trato vocal. Existem três critérios para a classificação dos sons vocálicos: altura da língua, posição anterior/posterior da língua e posição dos lábios.
circunflexo
Vogal fechada é aquela em cuja articulação a língua está o mais próximo possível do palato sem criar uma obstrução que se caracterize como uma consoante.
As vogais sempre possuem som mais forte em relação às semivogais. Assim, se na mesma sílaba houver duas ou três letras que representam semivogais (e, i, o, u), a vogal será sempre a que tiver som de “e” ou “o” (som mais forte), enquanto as semivogais serão as que tem som de “i” ou “u” (som mais fraco).
São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.