Ocorre aí o deslocamento da sílaba tônica, fenômeno que não é exclusivo desse vocábulo: o plural de "júpiter" (que, quando nomeia o planeta, apresenta inicial maiúscula) é "jupíteres"; o de "sênior" é "seniores" (lê-se "seniôres"); o de "lúcifer" é "lucíferes"; o de "espécimen" pode ser "espécimens" ou "especímenes".
É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem.
substantivo masculino Nos países tropicais, canal natural ou artificial que liga cursos de água; riacho: sou do tempo em que se tinha que trazer água do arroio. [Por Extensão] Pequena corrente ou curso de qualquer líquido: arroio de lágrimas. Etimologia (origem da palavra arroio). De origem questionável.
Significado de Júpiter [Mitologia] O pai dos deuses, filho de Saturno. Indivíduo de grande valor ou fama; talento, assombro. Etimologia (origem da palavra júpiter). Do latim Juppiter.
1. Crocitar (a gralha). 2. [Figurado] Palrar; vozear; grazinar.
Significado de Deslumbrante adjetivo Que causa fascínio; que é encantador; fascinante. Em que há fausto ou luxo; luxuoso. Que causa deslumbramento; que ofusca a vista pelo excesso de luz ou de brilho; ofuscante.
Pessoa que fala demais. "Para de falar, parece uma gralha!"
A gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é ave-símbolo do Paraná, estado que abriga seu principal habitat: a Mata de Araucária. Reza a lenda que este pássaro é, inclusive, responsável pela formação e manutenção da mata pelo fato de estocar pinhões e enterrá-los no chão.
Embora se diga que seu habitat é a floresta de araucárias do sul do Brasil, por força da dieta desta ave que também se alimenta de insetos, frutos e pequenos invertebrados, ela não tem dependência estrita destas florestas e sua área de distribuição abrange desde o sul do Estado do Rio de Janeiro para o sul, até o ...
No inverno, ela retira o pinhão das árvores para se alimentar. Nesse processo, contribui para a fixação da espécie arbórea em diversas áreas. “Ela debulha o fruto, o transporta e enterra para estocar, o que faz com que a aruacária possa germinar em novo local”, explica.
A gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é uma ave passeriforme da família dos corvídeos, com aproximadamente 40 cm de comprimento, de coloração geral azul vivo, com penas pretas na cabeça, parte frontal do pescoço e no superior do peito.
Reprodução da gralha-azul Estes são feitos no alto das árvores, principalmente na coroa central da Araucária. O ninho é confeccionado de gravetos, fica com cerca de 50 centímetros de diâmetro e tem a forma de xícara. A fêmea de gralha-azul põe em média 4 ovos pequenos e de cor azul com branco.
Cyanocorax caeruleus
Combinação de azul e dourado Com uma mistura de tons azul-marinho, azul-esbranquiçado, azul-violeta e até lilás pálido, a gralha-picaça tem ocorrência predominante no sul e sudeste brasileiro e torna-se ainda mais bela graças ao contraste das penas com o olho dourado.
A gralha-cancã é onívora, comendo tudo, desde artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactaceas à ração de galinha, se acessível. Alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores; a gralha-cancã é uma ave “fria” que mata suas presas com diversas pancadas na cabeça.
A vida da ave-símbolo do Estado do Paraná depende da preservação do meio-ambiente. Se o fizermos, estaremos garantindo às futuras gerações o direito de conhecer o mundo sem interferência do homem. Um mundo de harmonia entre o ser humano e a natureza, cumprindo nosso compromisso de vida plena.
Step 1. Cave uma trincheira de 30 cm de profundidade em torno do galinheiro e enterre tela de arame nela para evitar que predadores cavem para dentro. Cubra a tela de arame com terra.
Use cascas de frutos cítricos.
Veja 6 dicas que podem afastar os pombos do telhado de sua casa
O ambiente ideal para abrigar as galinhas deve contar com pelo menos meio metro quadrado de pasto. O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro. Em dias quentes, o sofrimento pode ser grande.
A recomendação é de colocar 50 aves/gaiola até 30 dias. Ou 60 aves/gaiola até 15 dias de idade e 30 aves/gaiola de 15 a 45 dias. As gaiolas devem ser sustentadas por suportes metálicos chumbados no chão e sustentadas por cabos ou fios de aço bem esticados.
Precisa observar muito bem quando se tem mais de um galo no galinheiro, porque mesmo quando eles não brigam, em alguns casos, um pode atrapalhar o outro na hora de galar, então é mais garantido ter várias baias com um galo e seis galinhas em cada ao invés de ter, por exemplo, dois galos com 12 galinhas em um mesmo ...