A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que a influenciam, bem como a possibilidade de controlá-la, tornando a reação mais rápida ou mais lenta. Existem reações em nosso cotidiano que são extremamente rápidas, como a explosão da nitroglicerina.
As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.
Uma reação química ocorre em virtude das colisões entre as partículas da superfície do material, assim, quanto maior for a superfície de contato dos reagentes envolvidos, maior será a taxa de desenvolvimento da reação e vice-versa.
Quanto maior for a superfície de contato das substâncias reagentes, maior será a velocidade com que se processará a reação.
Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, mais rápida é a reação; assim, quanto mais dividido o reagente sólido, mais a reação será acelerada. A queima dos fogos de artifício é facilitada pelo uso de sais pulverizados, pois estes diminuem a energia de ativação da reação.