O planeta Marte tem duas luas em sua órbita, chamadas Fobos e Deimos. Por muito tempo, acreditou-se que ambas já foram asteroides, que foram então capturados pela gravidade do Planeta Vermelho.
Mercúrio e Vênus não têm luas Os únicos planetas do Sistema Solar que não têm uma lua para chamar de sua são Mercúrio e Vênus.
Netuno: tudo o que você precisa saber sobre o planeta azul.
As luas irregulares seguem órbitas mais distantes de Netuno, com uma alta excentricidade e inclinação; a única exceção é Tritão, que orbita perto do planeta com uma órbita quase circular, porém retrógrada.
A lua batizada como Hipocampo, recentemente descoberta, é a menor entre as que orbita o planeta Netuno, com 34 quilômetros de diâmetro, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista Nature.
No ranking dos planetas com mais Luas do Sistema Solar, Saturno ocupa o segundo posto, com 62 satélites. Urano tem, até o momento, 27 Luas conhecidas. Netuno, 14; Marte, 2; e a Terra, uma Lua. Mercúrio e Vênus não contam com satélites naturais.
Graças às diferentes missões espaciais enviadas em direção a Júpiter — como a Juno, que passou pelo planeta neste ano —, sabe-se que são pelo menos quatro anéis. Dois deles são comparados a uma teia de aranha, por serem finos e menos perceptíveis. Sua formação é derivada provavelmente das luas Amalthea e Thebe.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno.
A massa de Júpiter é 2,5 vezes maior do que a massa de todos os outros planetas do sistema solar somados. ... Portanto, Júpiter não se tornou uma estrela porque ele não possui a massa necessária para tal. Ele é grande, mas isso ocorre porque ele possui uma densidade muito baixa.
Júpiter não tem solo Trata-se de um planeta sem superfície sólida, o que significa que seria impossível fincar uma bandeira tal como Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros astronautas a pisar na Lua, fizeram. Na verdade, não seria possível nem pisar em Júpiter.
Os astrônomos não sabem com certeza se o centro de Júpiter é sólido e, até onde acreditam, ele tem mais ou menos o tamanho da Terra e é composto por um núcleo — muito, muito quente — de rochas e metais derretidos.