CATEGORIA: F41 - Outros transtornos ansiosos Transtornos caracterizados essencialmente pela presença da manifestações ansiosas que não são desencadeadas exclusivamente pela exposição a uma situação determinada.
F41.1 Ansiedade generalizada Ansiedade generalizada e persistente que não ocorre exclusivamente nem mesmo de modo preferencial numa situação determinada (a ansiedade é “flutuante”).
F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.
TRANSTORNO MISTO DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO. Transtorno mental com sintomas significativos de ansiedade e depressão, que não satisfazem critérios para Transtorno do humor ou Transtornos de ansiedade específicos. Caracterizado pela presença de humor disfórico* persistente ou recorrente com duração mínima de 1 mês.
Tratamento farmacológico Dentre os antidepressivos, os serotoninérgicos (por exemplo, a fluoxetina) podem ser muito eficazes no tratamento do transtorno misto ansioso e depressivo.
Para o diagnóstico do transtorno misto depressivo ansioso, o paciente precisa apresentar uma variedade de sinais de ansiedade e depressão. Além disso, é possível que existam certos sintomas físicos presentes, como fadiga e dor.
Os sintomas são inúmeros, como a irritabilidade, insônia, apatia, alteração do apetite, falta de ar, diminuição da libido, desânimo, medo constante e outros, que podem ser tanto de cunho emocional quanto físico. O tratamento da depressão ansiosa é semelhante ao tratamento dos casos de ansiedade.
Quais são os sintomas da depressão?
A ansiedade é, basicamente, uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso autônomo, que age independente do nosso pensamento racional, como um reflexo. Ele tem a porção simpática, que tem reações de resposta ao estresse, preparando o corpo para fugir ou lutar em uma situação de perigo.