Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.
Os antibióticos são substâncias de origem natural ou sintética que atuam inibindo o crescimento ou causando a morte de microrganismos, sendo utilizados no tratamento de doenças causadas por bactérias.
Inibição da síntese da Parede Celular A parede celular da bactéria é formada por peptideoglicano. A penicilina e outros antibióticos impedem a síntese completa dele, consequentemente enfraquece a parede celular e a célula sofre lise.
As bactérias possuem diversos mecanismos de resistência aos antibióticos. Os principais são: alteração na permeabilidade da membrana, alteração no local de atuação do antibiótico, bombeamento ativo do antibiótico para fora da bactéria e a produção de enzimas que destroem os antibióticos.
Patogenicidade – propriedade de um microrganismo provocar alterações fisiológicas no hospedeiro, ou seja, capacidade de produzir doença.
As etapas do processo infeccioso englobam o agente infeccioso, as fontes de infecção, o hospedeiro e o processo de transmissão. O agente responsável por causar a infecção é o ser vivo classificado como patológico, como por exemplo, vírus, bactérias, protozoários e fungos.
Cadeia do processo infeccioso Em essência, a infecção é uma competição vital entre um agente etiológico animado (parasita sensu lato) e um hospedeiro; é, portanto, uma luta pela sobrevivência entre dois seres vivos que visam à manutenção de sua espécie (Forattini, 1976).
Infeccioso, período Período de tempo durante o qual infectados são capazes de transmitir a infecção para qualquer hospederio susceptível ou vetor com os quais entre em contato. Note que o período infeccioso pode não ser necessariamente associado com sintomas da doença.
Designam-se agudas as doenças infecciosas com início brusco e reduzida duração, no máximo quatro semanas. A maioria das doenças infecciosas pertence a esta categoria - são exemplos típicos a constipação comum e a gripe.