1 elementos pré-textuais (título e subtítulo, autor, resumo, palavras-chave); 2 elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão); 3 elementos pós-textuais (referências); 4 citações (exigência mínima de 2 citações); 5 referências (indicação do que foi lido para o artigo).
Os elementos pré-textuais são compostos de: capa (obrigatório), lombada (opcional), folha de rosto (obrigatória), errata (quando for o caso e é elemento opcional), folha de aprovação (obrigatório), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo (obrigatório), listas (opcional) e sumário ...
São características da dissertação: a) Defesa de uma tese através da organização de dados, fatos, ideias e argumentos em torno de um ponto de vista definido sobre o assunto em questão. Nela, deve haver uma conclusão, e não apenas exposição de argumentos favoráveis ou contrários sobre determinada ideia.
Uma das características essenciais do texto dissertativo-argumentativo é a exposição de uma tese central logo na introdução do texto. Isso porque, mais do que informar os leitores a respeito de determinado assunto, o autor do texto deve expor as suas opiniões sobre o tema.