A mulher pode engordar entre 7 e 15 Kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 Kg nos primeiros três meses de gravidez.
Bebê que mexe muito é saudável, sim! O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.
A contagem dos movimentos deve ser feita sempre num período do dia em que o bebê está mais ativo, normalmente após uma refeição. Deve-se contar os movimentos feitos durante 1 hora, sendo a média normal entre 4 a 6 movimentos por hora, mas podendo chegar até 15 ou 20 movimentos por hora.
Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário. Quando isso acontece, o pouco que ele recebe é direcionado para órgãos mais nobres. Os menos importantes, como a estrutura muscular, se ressentem e por isso a criança se mexe menos.
Entre 20ª e 24ª semana O bebê pode dar pequenos chutes durante o dia, porém, costuma ser mais ativo à noite, quando a mamãe está em repouso.
Muitas mães ficam preocupadas com a falta de movimento nesse período, que dura normalmente entre 20 e 40 minutos, mas é normal de acontecer, ou seja, se o seu bebê parou de mexer na barriga apenas por esse intervalo de tempo, não há motivo para se preocupar.
Às 31 semanas de gravidez o seu bebé já faz xixi (água) treinando o seu aparelho urinário para depois do nascimento. Os pulmões ainda não estão completamente amadurecidos, continuando a desenvolver-se. Poderá sentir que o bebé se mexe menos, é natural, devido à falta de espaço no útero.
Apesar do bebê estar mais apertado dentro da barriga, a mãe ainda deve perceber que ele se mexe, pelo menos, 10 vezes por dia. Se o bebê nascer com 31 semanas ainda é considerado prematuro, mas tem boas chances de sobreviver, se nascer agora.
É possível que sinta os movimentos ficarem mais lentos, mas não se preocupe, é normal, isso devido ao pouco espaço que o bebê passa a ter com seu crescimento.
Agora, o corpo do bebé está em contato direto com a parede do útero. Portanto, a mãe pode sentir pequenos movimentos e, até mesmo, distinguir se o que ela percebe é um pé, um braço, um joelho ou um cotovelo. Como sempre, o bebé mexe-se mais à noite e mantém a mãe acordada com muita frequência.
Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer. Isso acontece quando ele se encaixa na região pélvica da mãe, geralmente nos dias que antecedem a data prevista para o parto, segundo Werner Júnior.