Espaçamentos menores também são possíveis, dependendo do terreno e tratos culturais, adotando-se 4,0 x 4,0 m. Com esse espaçamento e irrigação pode-se obter melhor produtividade, com 625 plantas por hectare e produção de até 100 kg de frutas por planta/ano.
Ele produz, em média, 206 kg de acerola em cada pé por ano. A quantia está acima da expectativa de produção nacional, que é de 100 kg por planta, anualmente, em plantações com irrigação, de acordo com dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Nesse ano foram produzidas quase 70 mil toneladas de frutas e o valor de produção atingido foi de R$ O Estado de Pernambuco é o maior produtor, com 21.
Espaçamento: 4 x 4m ou 4 x 5m. Mudas necessárias: 500 a 600/ha. Covas: 40 x 40 x 40cm preparadas no mínimo um mês antes do plantio.
Plantio Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.
Recomenda-se aplicar adubo orgânico no pomar, de duas a três vezes por ano, na projeção da copa. O potássio e o fósforo têm sido aplicados nas adubações de fundação, juntamente com o esterco e o calcário dolomítico.
Na cultura da acerola, a poda drástica pode ser realizada uma vez ao ano e durante o repouso vegetativo (inverno), para reduzir os galhos de maior vigor. É importante que a planta esteja bem nutrida. Tenha cautela na realização do procedimento, para não prejudicar a produção da fruteira.
A presença de flores associada à ausência de frutificação em aceroleiras pode ser indicativo da falta de abelhas polinizadoras no local. ... A falta de outro pé de acerola nas proximidades, para que haja polinização cruzada, também pode estar influenciando na baixa frutificação da fruteira.
Qual adubo usar para a árvore dar fruta? O elemento químico responsável pela frutificação e formação de sementes é o fósforo (a sigla "P" dos adubos NPK). Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo.
Melhores práticas e equipamentos para aplicar fertilizante NPK
As melhores épocas para aplicar os sprays de algas são no final da primavera, após o aparecimento das novas folhas, e novamente no início do verão, quando as folhas mostram sua cor verde madura. Há um momento certo e errado de como adubar o pomar. Pouco antes da quebra dos botões é o momento perfeito.
Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas. Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também.
Quando cultivadas em vasos, as frutíferas pedem mais regas do que quando plantadas diretamente na terra. É importante garantir umidade suficiente para o desenvolvimento delas, mas sem encharcar o solo pois isso pode comprometer as raízes. Ao regar, direcione a água sempre na terra, e não sobre as folhas.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
Regue sempre nas horas de sol fraco, no início ou final do dia, assim você evita queimaduras. Para ter uma rega mais uniforme, use um gotejador! Evite molhar as folhas, a água deve ser aplicada diretamente na terra para evitar aparecimento de fungos.
Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente. Mais uma dica é para o uso de vasos com furos e acompanhados do pratinho, que evita o excesso de água, que pode apodrecer as raízes.
Em termos de rega, os tomates requerem água em abundância, principalmente na zona das raízes, que deve estar sempre húmida. Quando o tomateiro já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos tomates.
Quando já estiver crescido, três vezes por semana é o suficiente. Aguar demais a planta pode encharcar suas raízes também, então é necessário cuidado com os excessos. O tomateiro é uma planta delicada, até mesmo com suas folhas, que não gostam de receber muita água diretamente sobre elas.
2,5 litros