O desenho com 3 pontos de fuga traz muitas distorções. Ele é usado em desenhos que passam a sensação de monumentalidade ou exagero. Essa técnica também é conhecida como perspectiva aérea, porque o observador vai estar muito acima ou muito abaixo da linha do horizonte.
Para desenharmos uma rua em perspectiva, precisamos antes de mais nada, saber a quantidade de pontos de fuga que serão utilizados. Sendo possível utilizar 1, 2, 3 ou mais pontos de fuga para representar a mesma rua. Tudo vai depender do tipo de rua que você precisa desenhar e de qual “ângulo” ela precisa ser vista.
Por exemplo: na hora de fazer uma paisagem realista, você deve desenhar as árvores mais distantes com traços menores e com menos detalhes, mesmo que na vida real elas sejam maiores que as que estão mais próximas. Isso simula a distância entre os objetos e dá mais realismo ao trabalho.
Por exemplo: se você decidir fazer um carvalho grande, desenhe um tronco mais grosso e alto; se decidir desenhar uma bétula, faça um tronco mais fino. Use lápis HB ou 2B para fazer o contorno da árvore. Depois, você pode sombreá-la com um lápis mais escuro, como 4B ou 6B. Desenhe vários galhos grandes saindo do tronco.
Se você quiser fazer uma floresta com um gramado, desenhe várias pontas pequenas que variam de tamanho e direção. Desenhe algumas árvores. Se as árvores estiverem mais perto, faça-as maiores. Se ela estiverem longe, faça elas menores e atrás das que estão mais perto para que o desenho fique com perspectiva.
Depende da forma e do tempo de uso do solo, do estado em que o terreno foi abandonado e do clima da região. Cada tipo de solo determina uma maior ou uma menor quantidade de nutrientes e água disponíveis para as plantas. Por exemplo, um solo mais arenoso predispõe à planta menor disponibilidade de água e nutrientes.
Como desenhar um pinheiro
Como desenhar: passo a passo
A aplicação do teste psicológico de Machover consiste em apresentar uma folha de papel branco, um lápis e uma borracha ao examinado, e pedir simplesmente que “desenhe uma pessoa”.
A árvore seca representa renovação e transformação. Os galhos finos são parte da fragilidade tanto natural quanto humana que consegue passar e suportar uma série de tragédias e mesmo assim continua firme.