A historiografia tradicional considera que a História tem início com o desenvolvimento da escrita, que aconteceu cerca de 4.
De acordo com a visão clássica e tradicional, a divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos, também chamados de "Idades". São eles: Idade Antiga. Idade Média....Idade Média
Entenda os pontos mais importantes dos períodos históricos
De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é: a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
A História Geral se divide em: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Formulada a partir de uma visão eurocêntrica, a divisão da História se deu a partir de fatos históricos ocorridos na Europa.
A divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos ou idades, a saber: Idade Antiga, Média, Moderna, Contemporânea. Essas divisões cronológicas da História são baseadas, ademais, por acontecimentos ocorridos na Europa.
Dentro da Pré-História existem três períodos conhecidos como Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
A divisão da História mais comum abarca as seguintes fases:
A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico.
A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Divisão da Pré-História. A Pré-História se separa em três fases: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), Neolítico (Idade da Pedra Polida) e Idade dos Metais.
A Pré-história é o período mais longo da História da humanidade. Começou a cerca de 2.
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.); Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
período neolítico
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.
O novo estudo, de Wil Roebroeks, da Universidade Leiden (Holanda), e Paola Villa, da Universidade do Colorado (Estados Unidos), aponta que o domínio do fogo só foi conseguido entre 300 mil e 400 mil anos atrás.
De acordo com o texto o fogo surgiu a 400 milhões de anos aqui na Terra, graças aos raios que se formaram na atmosfera, provocando os primeiros incêndios.
O pajé pegou essa chama, transferiu seu poder para pedras e gravetos e ensinou para toda a aldeia que quando quisessem produzir fogo bastava esfregar esses objetos. ... Por deixar clara a necessidade do ser humano de dominar a produção do fogo, a história pode ser uma maneira de introduzir seu estudo para as crianças.
A partir dessa conquista, o homem podia se aquecer, afastar animais selvagens do lugar onde vivia e... cozinhar! Cozinhar alimentos representou uma revolução. ... Com a barriga cheia, aquecido pelo calor do fogo, sem receio de ser devorado por animais famintos, o homem, ainda dentro da caverna, passou a dormir mais.
O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor. ... Os Incas acreditavam que o fogo lhes havia sido dado pelo filho do Sol.
Como fazer: Tenha um bom canivete ou uma faca de camping, separe a palha vegetal seca e, com a pederneira e seu canivete ou faca em mãos, faça um movimento como se estivesse afiando a lâmina da ferramenta. Isso resultará em muitas faíscas que cairão na palha seca e iniciarão o fogo.
O fogo surge na época do paleolítico como um importante além de revolucionário meio de espantar diferentes predadores, que era um fator que permitia assim o aumento da expectativa de vida dos homens, já que não viviam mais em constante conflito com animais.
O fogo forneceu uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos. Estes avanços culturais permitiram a dispersão geográfica humana, inovações culturais e mudanças na dieta e no comportamento. Além disso, a criação de fogo permitiu a expansão da atividade humana nas horas escuras e mais frias da noite.
A descoberta do fogo trouxe várias vantagens para a humanidade como: A possibilidade de fundir metais para melhores cortes(na pré-história), possibilidade de cozinhar(dentre outras formas de se preparar o alimento), e muitas outras que sem elas atualmente seria completamente diferente pois o fogo foi uma das formas de ...
A descoberta do fogo foi importante para os homens do paleolítico porque permitiu cozinhar os alimentos, visto que naquele período os homens gastavam até 8 horas por dia apenas mastigando alimentos crus, principalmente a carne.
O domínio do fogo pelos primeiros hominídeos foi de fundamental importância para a sobrevivência da nossa espécie. Em milhares de anos utilizando o fogo, o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento civilizatório.
O fogo é uma ferramenta indispensável para as sociedades atuais, pois ele é usado em muitas coisas, como por exemplo, no dia-a-dia, para o cozimento de alimentos, e tem uma grande importância para as indústrias.