Quantos pendentes colocar na bancada As bancadas de cozinha mais comuns tem em média 1,20 m de comprimento e nesse caso é possível colocar entre duas e até quatro luminárias pendente para bancada, tudo dependerá do tamanho escolhido para o pendente.
Então, se você quer ampliar a sua área de estar e recepção para convidados, o pendente poderá estar posicionado acima de uma mesa lateral ou de centro. Se você quiser ampliar a atividade da cozinha ou da sala de jantar, ele estará sobre uma bancada ou mesa para refeições.
Passo a passo
90 centímetros
Mas fica a pergunta: qual a distância ideal entre um lustre / luminária pendente e a mesa? A resposta é simples: o mais ideal é que seja entre 70 - 90 cm do tampo da mesa. Assim, iluminam corretamente e ornam melhor com o ambiente ;-)
de 60 cm a 90 cm
90 centímetros
A medida mínima de 2,13 metros de distância do chão também funciona. 2) Se a peça ficar acima de uma mesa, a altura mínima é de 91 centímetros entre o tampo da mesa e o lustre.
Entre a cúpula e o tampo da mesa de centro, deixe de 150 cm a 170 cm, para que a luminária não crie um bloqueio visual para quem estiver sentado no sofá. Se a peça for instalada sobre mesinhas laterais, a distância diminui: entre 30 cm e 50 cm é o suficiente.
Como instalar seu Pendente de Vidro O primeiro passo é demarcar o local que você quer prender o seu pendente com ajuda de um lápis e a trena. Feito isso, desligue a energia, use a furadeira com a serra de copo no local para recortar o forro do gesso. Se precisar de ajustes, utilize uma serrinha.
Pendente no banheiro O pendente sobre a bancada deve seguir as dimensões da região para que sua luz não fique desproporcional, carregando demais a iluminação no local. A bancada deve servir de apoio para rotinas diárias como fazer a maquiagem ou a barba.
Para conseguir centralizar, basta dividir a medida de distância entre elas por 2, e deixar essa medida em cada uma das pontas, até chegar nos pendentes. No caso da distância de 70cm entre cada peça, então, a medida que deve ser deixada em cada ponta é de 35cm (70 dividido por 2).
Onde posicionar os lustres para sala de estar e jantar?
Como aumentar o comprimento de um lustre
Aplique de 5 a 7 centímetros de comprimento de lustre por metro de altura de parede. Por exemplo, uma sala de jantar com tetos de 3 metros de altura, 6 metros de largura e 6 metros de comprimento, pode acomodar um lustre de 75 centímetros de diâmetro e 50 a 75 centímetros de comprimento.
Um lustre único no centro da mesa: indicado para aquelas com até 6 lugares. Nesse caso, o tamanho ideal é metade da largura ou do diâmetro da mesa (exemplo: 1 m de largura, pendente com 50 cm). A proporção é a mesma para uma única peça com mais lâmpadas.
A regra nesse caso é bem simples. Para mesas retangulares, lustres retangulares devem medir no máximo metade do comprimento da mesa. Se o lustre for redondo, seu diâmetro deve ser 1/3 do comprimento. Se sua mesa for muito comprida, com seis cadeiras ou mais, a dica é usar de dois a três pendentes.
As opções ideais para casas e apartamentos pequenos são os curtos, sem estruturas muito alongadas para baixo ou acessórios pendurados muito compridos. Você pode utilizar aqui um lustre com fios de cristais curtos, que ajudam a luz a vazar entre eles deixando o cômodo com uma iluminação mais leve e difusa.
As luminárias pendentes se ajustam melhor em ambientes com o pé direito alto. Para usar esse tipo de luminária é preciso ter uma atenção especial ao design dela, já que ela ficará em destaque na sala e, obrigatoriamente, deve se harmonizar com o restante da decoração.
Os lustres redondos, quadrados ou com formas verticais ficam melhores em mesas redondas ou quadradas, enquanto lustres lineares (com peças dispostas em linha) ou retangulares ficam melhores em mesas retangulares.
Lustres e pendentes para ambientes integrados são peças-chave na decoração. Uma ótima dica é analisar o tamanho dos ambientes. Caso os cômodos integrados sejam pequenos, aposte em apenas um lustre ou pendente. Agora, se o espaço for amplo, componha a instalação de vários pendentes em um ambiente.
Os lustres clássicos tradicionais são aqueles com a tipologia de um candelabro pendente, porém são iluminados com lâmpadas elétricas, normalmente as tipo “velas”. Normalmente eles são utilizados em hall de entrada, salas de estar e jantar. ... Em algumas situações você até pode usar mais de um lustre no mesmo ambiente.
7 dicas para utilizar lustres na decoração
Os lustres ficam suspensos no teto e servem para compor a iluminação principal de um ambiente ou simplesmente compor a iluminação pontual de um espaço. Essas peças são geralmente utilizadas em cômodos onde podem ocupar lugar de destaque na decoração como, por exemplo, hall de entrada, sala de estar e sala de jantar.
As luminárias pendentes são suspensas ou penduradas. Diferente dos lustres, elas têm apenas um fio que faz a ligação entre superfície e sua base. Sua iluminação é mais “funcional”, e por isso elas costumam ser usadas para iluminar bancadas, cozinhas, mezaninos e escritórios.