O jogador de basquete pode dar dois passos segurando a bola, por isso os jogadores ficam driblando a bola para continuar a poder se mover sem quebrar as regras.
Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão. Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Resposta. Explicação: a bandeja é um arremesso feito nas proximidades do arco, com o corpo em suspensão e precedido de dois passos com a bola nas mãos.
No basquete, esse fundamento tem por objetivo aproximar ao máximo seu executor da cesta. É realizado em duas passadas e a bola é largada próxima ao aro, durante a fase aérea da segunda. ... A bola deve permanecer em uma das mãos, sendo que a outra a apoia levemente para conferir segurança ao movimento.
A bandeja é um movimento geralmente feito depois de bater bola no chão e fora do garrafão para conseguir mantê-la longe da marcação do seu adversário. Para executar o salto da bandeja, pegue a bola com as duas mãos na altura do quadril. Dessa forma você realiza a ação mantendo a bola protegida.
O jogador só pode dar três passos com a bola na mão e não poderá ficar mais de três segundos com a bola na mão. Após quicar a bola e segurá-la, o jogador não poderá mais quicá-la.
Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.
( ) É permitido a um jogador tomar a bola de um jogador adversário usando apenas uma mão e mantendo-a aberta, é permitido arrancar a bola da mão do adversário. ... ( ) É proibida a permanência de um jogador na área do goleiro. É permitido, entretanto, que ele dê um salto e lance à bola enquanto está no ar.
É considerado gol no handebol quando a bola entra no na trave de um time. Vale salientar que a bola tem que entrar oriunda de um toque com a mão, caso entre por meio de chute não irá valer.
Dicas
O handebol, caracterizado como esporte de invasão, é composto por diferentes dimensões do rendimento (técnica, tática e preparação física) que podem influenciar o resultado da partida. ... Tal jogador, denominado goleiro-linha (GL), também é uti- lizado em outros esportes coletivos como o futsal(10).
Resposta. Em princípio, o goleiro linha é, na verdade, um goleiro como outro qualquer. Ele é responsável por defender o gol de sua equipe e fazer as cobranças de tiro de meta. Não pode encostar na bola com as mãos fora da área nem permanecer com sua posse por mais de quatro segundos atrás do meio da quadra.
O goleiro linha geralmente é utilizado quando a equipe está em desvantagem no placar ou quando precisa da vitória. O Goleiro linha tem a função de ser um jogador a mais para efetuar as jogadas, então consequentemente o gol fica vazio.
Sistema tático de ataque 0.
A-O SISTEMA OFENSIVO QUE UTILIZA O GOLEIRO-LINHA TERA UM JOGADOR A MAIS NO ATAQUE(COM A POSSE DE BOLA),POIS O GOLEIRO DEIXARA A SUA AREA DE PROTEÇÃO. B-O SISTEMA OFENSIVO QUE UTILIZA O GOLEIRO-LINHA TERA UM JOGADOR A MENOS NO ATAQUE,POIS O GOLEIRO DEIXARA A SUA AREA DE PROTEÇÃO.
NO FUTSAL QUEM SÃO OS JOGADORES QUE PODEM ASSUMIR A POSIÇÃO DE GOLEIRO LINHA? * O Goleiro Linha é o goleiro que assume a função de jogador de linha quando sua equipe está com a posse de bola. Pode ser o próprio goleiro que passa a jogar como um jogador de linha ou um jogador de linha que substitui o goleiro.
O sistema deixa o time muito estático e desguarnecido. Existe um desgaste muito grande do goleiro. Quando se esta sendo marcado sobre pressão fica muito difícil de utilizá-lo. Se o chute ou o passe do goleiro não for bom, propicia grande vantagem para o adversário marcar o gol.
Os esquemas de jogo mais adotado pelas equipes são: 2-2, 1-3, 3-1, 1-2-1. Estes esquemas são os comumente praticados durante o desenvolver de uma partida, sendo que uma equipe varia constantemente tais esquemas, de acordo com as necessidades e principalmente de acordo com o adversário.
As dinâmicas ofensivas do jogo de linha-goleiro
Ele deve se movimentar de acordo com a trajetória da bola. Se a bola estiver na ala direita, o adversário postado no fundo da quadra e à ala direita deverá ser o marcado. Se estiver na ala esquerda, o adversário no fundo da quadra e à ala esquerda deve sofrer a mesma pressão.
Gol – quando a bola ultrapassa, entre as traves, por completo a linha de meta. Defesa do goleiro – quando o goleiro toca na bola, após uma finalização. Trave – quando a bola toca a trave ou o travessão após uma finalização. Fora – quando a bola não atinge a área de meta (gol) após uma finalização.
– O goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de sua própria área de gol; – O goleiro não pode ultrapassar quatro segundos com a posse de bola do seu lado da quadra, seja com ela em suas mãos ou dominando com os pés.
O goleiro de Futsal não poderá tocar a bola com as mão dentro de sua área penal se ela foi passada para ele intencionalmente por um jogador de sua equipe com o pé, mesmo se vinda de uma tiro lateral, de cando, tiro livre direto ou indireto.