A China é um país de diversos partidos políticos. Além do Partido Comunista da China, que está no Poder, existem outros partidos com o nome genérico de "partidos democráticos".
As eleições na China são baseadas em um sistema eleitoral organizado de forma hierárquica, no qual o Congresso do Povo (ou Congresso Popular) de cada local é eleito por meio de voto direto. ... O Presidente da China e o Conselho de Estado são eleitos pelo Congresso Nacional do Povo, constituído por 2980 pessoas.
De acordo com a constituição do partido, o PCC adere ao Marxismo-Leninismo, ao Pensamento Mao Zedong, ao socialismo com características chinesas, à Teoria Deng Xiaoping, à Tríplice Representatividade, à Visão Científica de Desenvolvimento, e ao Pensamento de Xi Jinping.
A economia de mercado socialista é o modelo econômico empregado pela República Popular da China. É baseado em empresas estatais e uma economia de mercado, e teve suas origens na política de Deng Xiaoping que chamou o seu sistema econômico de socialismo com características chinesas.
O território chinês é dividido em vinte e três províncias, cinco regiões autônomas, quatro cidades administrativas e duas zonas administrativas. ...
A China divide-se em 23 províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios e duas regiões administrativas.
Sujuão era a província mais populosa da China até que Chongqing fosse separada, o que fez de Henan a mais populosa atualmente (no entanto, com a inclusão dos imigrantes, Guangdong tem a maior população total).