No Egito Antigo, a escrita tinha uma grande importância no desenvolvimento de atividades de cunho sagrado e cotidiano. Em linhas gerais, os egípcios desenvolveram três sistemas de escritas diferentes entre si. ... Os escribas eram os únicos que dominavam a leitura e a escrita dos hieróglifos.
A escrita hieroglífica foi decifrada pelo francês Jean-François Champollion, que, após anos de estudo, concluiu seu trabalho em 1822, decifrando a Pedra de Roseta, um pedaço de basalto negro onde estava gravado um texto em grego, hieróglifos e demótico. Quem realizava este trabalho de registro eram os escribas.
O objetivo da sala de leitura é proporcionar uma prática de ensino que venha estimular o aluno na construção do seu conhecimento, despertando no mesmo o interesse pela leitura e escrita de forma espontânea e prazerosa.
Uma das mais importantes dicas para montar uma sala de leitura é não forçar ninguém a ler, convide todos os alunos da escola a fazerem parte desse grupo, organize uma sala com alguns títulos espalhados pela mesa, escolham os livros que irão despertar a vontade das outras pessoas de ler também, peça a ajuda de ...
A linguagem como prática social denota um processo de interação que operacionaliza a vida social, porque a multiplicidade de práticas discursivas leva às mudanças sociais quando se utiliza recursos linguísticos empregados pelos atores e/ou grupos sociais no ato da interação dialógica, a partir de reflexões sobre ...