Ao todo, temos 12 pares ordenados.
O conjunto R2 = A×B é uma relação binária de A×B. CORRETA - conforme vimos na definição, a relação binária é definida como sendo um subconjunto do produto cartesiano (AxB) entre os conjuntos A e conjunto B. III. O conjunto R3 = {(1,1),(2,2),(3,3),(3,2),(3,5),(7,4)} é uma relação binária inversa de R1, do item I.
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”.
Isonomia é igualdade material. Ela assegura às pessoas oportunidades iguais, considerando suas condições diferentes. Por isso, é frequentemente traduzida na frase: “tratar desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”. ... Um bom exemplo são os Direitos Fundamentais; outro é o conceito de isonomia.
O princípio da isonomia no processo civil consiste na igualdade das partes, mas não é somente isso, pois se deve observar que todos devem ser tratados de forma igual na medida de sua igualdade e de maneira desigual na medida de suas desigualdades, tratar desiguais de maneira igual não seria o uso correto do princípio, ...
A igualdade ou isonomia material é mais ampla e atribuída todos os seres humanos que se encontrem nas mesmas condições. A igualdade ou isonomia formal, por sua vez, trata da igualdade dos indivíduos frente a lei, nos moldes do art. 5º da Constituição Federal.
Na lição de Nelson Nery Junior (2014), “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de sua desigualdade.”...
461 da Consolidação das Leis do Trabalho, o princípio de isonomia salarial entre os empregados está baseado no salário igual para trabalhos de igual natureza, eficácia e duração, sem distinção de nacionalidade, sexo, raça, religião ou estado civil.
O princípio da isonomia recebe várias manifestações do Poder Originário, de acordo com a Constituição Federal de 1988 o princípio da igualdade está previsto no artigo 5º caput e I, que diz que 'Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza', também no art.
Pode-se citar como aspectos apresentados no trabalho que a isonomia consiste em tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual. Verificamos também que a disposição geral deste importante princípio está previsto no caput do art. 5º da Constituição Federal do nosso país.
A isonomia formal diz respeito à equiparação do indivíduo no âmbito jurídico, isto é, todos serão iguais perante a Lei, eximindo demais características inerentes à peculiaridade de cada um, ao passo que a Isonomia Material focará no que diz respeito à dimensão social, porquanto considera aspectos outrora irrelevantes ...
Observância do princípio constitucional geral da isonomia, com garantia da paridade de remuneração entre servidores da ativa e inativos aposentados, evitando-se distorções salariais.