Regras do Xadrez. Cada oponente dispõe de 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, o Rei e a Dama (ou Rainha). O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei.
O jogo de xadrez simula uma batalha, onde dois jogadores tentam um destruir o exército do outro. O tabuleiro de xadrez é como se fosse um campo de batalha e as peças simulam um exército. Componentes: Tabuleiro: tem 64 casas e toda a partida acontece sobre ele.
O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha. O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes.
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. Nos países lusófonos, o rei é representado pela letra R na notação algébrica de xadrez. Uma vez que não pode ser trocado durante uma partida, ele é considerado uma peça de valor inestimável.
O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 64 casas. Cada jogador dispõe de um conjunto igual de 16 peças que Há seis tipos diferente de peças e cada uma delas tem regras distintas de movimento e captura. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com uma captura inevitável.
Como Jogar Gamão
Resposta. A peça mais poderosa no jogo de xadrez é a DAMA. Ela é a peça com maior mobilidade: é a junção da torre e do bispo em uma peça só. ... Por exemplo, um peão na sua casa original vale 1 ponto, já o peão na 7ª fileira, prestes a ser promovido, pode valer tanto quanto uma dama.
O Xadrez tem as peças: peão, cavalo, bispo, torre, rei, rainha. Seu objetivo: matar o rei (fazer cheque mate) e existe vários tipos de cheques no xadrez. Já a dama só existe um tipo de peça. E seu objetivo é comer todas as peças do adversário.
Pode-se dizer, sim, que a dama é a peça mais forte do jogo e que, devido a sua grande mobilidade, tem um valor de referência equivalente a 9 peões (a torre vale 5 peões, o bispo um pouquinho mais de 3 peões, o cavalo vale 3 peões), mas o valor do rei é incomensurável.
Então…o correto é DAMA! Vamos para o caos! Se você é um jogador iniciante ou até mesmo aquele jogador que de vez em quando pega o tabuleiro para jogar com os amigos em um final de semana, se você ao invés de falar “Dama” usar “Rainha” não é errado. Só vale lembrar que na regra de um campeonato o termo é “Dama”.
A peça mais valorizada no xadrez depois do rei é a rainha, portanto, a segunda assertiva que está correta. A rainha é muito valorizada pois ela pode se mover em todas as direções, habilidade que apenas ela possui, portanto, com ela podemos realizar diversas jogadas diferentes.
Além de muitas pessoas chamarem a dama de rainha, também é comum confundir a posição inicial do rei, colocando-o na casa da dama e vice-versa. Para manter as peças nas casas certas, devemos lembrar da regra: dama branca na casa branca e dama preta na casa preta, ou rei branco na casa preta e rei preto na casa branca.
Torres e bispos do rei valem mais, os da rainha menos.
Resposta. Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. ... A captura en passant é admitida somente imediatamente ao avanço de duas casas do peão adversário, ou seja, se o peão que avançou duas casas de uma vez não for tomado imediatamente, a tomada en passant deste peão não mais poderá ser realizada.
"Quando o peão alcança a mais distante fileira em relação à sua posição inicial deve ser trocado como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. ... Esta troca de um peão por outra peça é chamada de 'promoção' e a ação da nova peça é imediata".
O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro.
Salto do rei, na história do xadrez, foi uma regra que permitia que o rei, em seu primeiro movimento, pudesse saltar para qualquer casa não ocupada, distante até duas casas da sua casa original, ou seja, de e1 para c1, c2, c3, d3, e3, f3, g3, g2 ou g1, desde que não estivesse em xeque.
Ele pode andar duas casas na horizontal e uma na vertical, ou duas na vertical e uma na horizontal, uma na horizontal e duas na vertical, e assim por diante.
Rei. Pode mover-se em qualquer direção, porém apenas uma casa por vez, como indicam os pontos vermelhos na figura abaixo.