Nas células da espécie humana existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 pares não apresentam diferenças entre machos e fêmeas - e são chamados de autossomos.
As células humanas diploides, por exemplo, tem 2n = 46 cromossomos; portanto, uma célula em G1 é constituída por 46 moléculas de DNA (uma molécula para cada um dos 23 pares de homólogos).
O genoma da galinha consiste de 38 pares de autossomos e dois cromossomos sexuais Z e W (Figura 1). A fêmea é o sexo heterogamético (ZW), e o macho é o sexo homogamético (ZZ).
4 - Se as células gaméticas da galinha possuem 13 cromossomos, as células diplóides possuirão 26 cromossomos e as células haplóides são os gametas possuindo, portanto, 13 cromossomos.
Números de cromossomos em diferentes espécies
Cada porco tem cerca de 70 biliões de células, o núcleo de cada uma das quais contém 38 cromossomas. Dois dos cromossomas, chamados cromossomas sexuais, determinam, principalmente, o sexo de cada porco: dois cromossomas X darão uma fêmea enquanto que um cromossoma X e um Y darão um macho.
Geneticamente são seres diplóides (2n) com 48 cromossomas. A longevidade média é de 3 anos mas podem viver até os 10 anos.