De 1929 até os dias atuais, a Igreja Católica elegeu oito papas (incluindo o próprio Pio XI)....Papas depois do Tratado de Latrão
O Tratado de Concordata tornou o catolicismo a religião oficial da Itália, condição revogada somente em 1984. Após a criação oficial do Estado do Vaticano, sete papas passaram pelo Trono de São Pedro. Atualmente, o chefe do Estado do Vaticano é o papa alemão Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger.
População do Vaticano A estimativa populacional do Vaticano é de cerca de 800 pessoas, das quais cerca de 450 possuem a cidadania do Vaticano, e as demais são apenas autorizadas a morar por tempo determinado ou mesmo permanentemente, mas sem direito de cidadania.
O papa e centenas de membros da direção da Igreja vivem e trabalham no Vaticano. Dezenas de membros da Guarda Suíça, que protege o papa, também vivem na cidade com suas famílias. Cerca de 3 mil outras pessoas trabalham no Vaticano e, na maioria, vivem em Roma.
A lista de papas da Igreja Católica de 1929 até hoje é a seguinte:
São Pedro
O primeiro papa na Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C, Simão Pedro exerceu seu pontificado entre os anos 30 e 67. Ele é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja.
São Lino (10 — 76) é considerado pelo Anuário Pontifício o segundo Bispo de Roma, sucedendo ao apóstolo São Pedro, motivo pelo qual é identificado como o segundo Papa pela Igreja Católica.
Anacleto
substantivo masculino Sujeito que ocupa o cargo de chefia mais importante dentro da hierarquia eclesiástica da Igreja Católica; chefe da Igreja Católica; Bispo de Roma; Sumo ou Santo Pontífice; Santo Padre. ... Etimologia (origem da palavra papa). Do latim papa 'papas' ou pappa 'pappas'.
Para ser eleito papa, o cardeal deve ter dois terços dos votos mais um. Depois de todos votarem, os votos são lidos em voz alta por três representantes, casa nenhum cardeal receba o número suficiente de votos, as cédulas de votação são queimadas e o processo reinicia.
A sucessão do papa Francisco. O argentino Jorge Mario Bergoglio está com 83 anos e, segundo consta, tem boa condição de saúde, apesar de alguns problemas comuns à idade.
Isso tudo porque, teoricamente, não é preciso ser um cardeal para ser eleito o próximo papa. Em teste, qualquer homem católico batizado poderia ser escolhido, embora, na prática, apenas cardeais tenham alcançado essa posição desde 1378.
Há 72 cardeais feitos por Bento 16 (43 eleitores e 29 não eleitores) e 70 por João Paulo 2º (apenas 18 eleitores). O último remanescente das nomeações de Paulo 6º não é mais cardeal –mas sim o papa emérito Bento 16.
A partir do dia 28 de fevereiro, quando o papa renunciará ao cargo, terá início a Sé Vacante, ou seja, o tempo que transcorre de quando um papa morre ou renuncia até que o sucessor seja eleito. Durante esse período, Bento XVI continuará morando no Vaticano e não participará do processo de escolha de seu sucessor.
O cardeal camerlengo, o italiano Tarcisio Bertone, será, após o fim do papado de Bento XVI, uma espécie de "Papa interino", encarregado de gerenciar a Igreja até que o novo pontífice seja eleito. ... A palavra "camerlengo" é derivada do italiano "camera", que significa câmara, quarto.
O título camerlengo, na Igreja Católica, refere-se a um Cardeal do Colégio dos Cardeais. O Camerlengo da Igreja Católica é o administrador da propriedade e receita da Santa Sé; suas responsabilidades incluem a administração fiscal do Patrimônio de São Pedro.